Chris standing up holding his daughter Elva

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou novas medidas sanitárias a serem adotadas em aeroportos e aeronaves, para o enfrentamento ao novo coronavírus. O documento, publicado nessa terça-feira (19), traz recomendações sobre a higienização de equipamentos, práticas de distanciamento social, a utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual) e a atuação em casos identificados da doença.
Além disso, a nota técnica recomenda a suspensão dos serviços de bordo nos voos nacionais. Para as viagens internacionais, a recomendação é priorizar alimentos e bebidas em embalagens individuais, devidamente higienizadas.

As orientações estão divididas por temas e por grupos de atuação, como administradoras aeroportuárias, companhias aéreas, prestadores de serviços e equipes de fiscalização sanitária. De acordo com a Anvisa, as medidas sanitárias são revistas a cada alteração do cenário epidemiológico da doença; e as atualizações seguem as diretrizes e recomendações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Conheça as principais medidas

  • Distanciamento de dois metros entre pessoas no aeroporto;
  • Desestímulo a aglomerações nas praças de alimentação de aeroportos e em espaços de check-in de embarque e, especialmente, desembarque dentro das aeronaves;
  • Uso de máscara por passageiros e empregados em geral;
  • Desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, aeronaves, ônibus e demais espaços de uso comum;
  • Organização criteriosa do procedimento de embarque de passageiros e, especialmente, desembarque da aeronave até o solo, orientando que os passageiros permaneçam sentados na aeronave no pouso e sejam informados que o desembarque será realizado por filas, iniciando pelos assentos situados mais à frente da aeronave; 
  • Recomendação da suspensão do serviço de bordo nos voos nacionais. No caso de manutenção desse serviço, deve-se priorizar alimentos e bebidas em embalagens individuais, higienizadas antes do serviço. Nos voos internacionais, devem ser priorizados alimentos e bebidas em embalagens individuais, higienizadas antes do serviço.

    Confira todas as recomendações da Anvisa para viagens aéreas aqui. 

Desde o início de maio, as companhias aéreas brasileiras já adotam procedimentos para controlar o avanço do novo coronavírus no país, como o uso generalizado de máscaras, a aferição da temperatura corporal e o check-in por QR Code para evitar o contato. Veja aqui a matéria sobre o tema publicada na Agência CNT Transporte Atual.


Leia também:

→ Aeronautas e aeroviários são incluídos em lista prioritária para teste do novo coronavírus


CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte