O Simulador CNT de Reúso de Água é uma ferramenta disponibilizada pela Confederação Nacional do Transporte para auxiliar empresas de transporte urbano e rodoviário de passageiros na análise dos benefícios da implementação de um sistema de reúso para o tratamento da água utilizada na lavagem de seus ônibus.

Ações desse tipo tem elevado potencial de contribuição para que as transportadoras modernizem a gestão hídrica em suas garagens e, com isso, reduzam seus custos operacionais e aumentem sua eficiência com sustentabilidade.

Nesse sentido, o Simulador é um instrumento útil e prático para que as empresas calculem o volume de água que pode ser economizado com a implementação de um sistema de reúso. Com a ferramenta, os transportadores saberão o potencial de redução mensal da conta de água e esgoto de suas garagens.

A ferramenta calcula, de forma simplificada, a viabilidade financeira da implantação do sistema e apresenta o tempo de retorno do investimento (payback) dadas as características de cada garagem.  Além disso, o Simulador permite que transportadores que não têm indicadores de consumo de água possam estimar seu gasto diário e mensal para o aprimoramento das estratégias de gestão hídrica.

Para saber mais sobre Gestão Hídrica e Sistemas de Reúso da Água, acesse a Sondagem CNT de Gestão Hídrica e o Manual CNT de Gestão Hídrica.

Como funciona o Simulador

De forma simplificada, o Simulador permite que transportadores estimem a redução do consumo e do gasto com a conta de água e esgoto, além do tempo de retorno do investimento. Os resultados são obtidos com base nas informações fornecidas pelo próprio usuário.

Para fazer a simulação, o usuário deverá fornecer informações sobre o consumo de água da empresa, ou seja, o número de veículos lavados diariamente; a frequência da lavagem; a quantidade de água gasta para a limpeza de cada veículo; e a tarifa de água e esgoto.

Além desses dados, as seguintes características do Sistema de Reúso que o transportador pretende instalar serão necessárias: preço do equipamento, capacidade de tratamento diário de água, custo operacional e vazão diária.

Caso o usuário não tenha as informações necessárias, o Simulador fornecerá dados baseados na Sondagem CNT de Gestão Hídrica, no Manual CNT de Gestão Hídrica e em pesquisas de mercado realizadas pela Confederação. Posteriormente, caso deseje, o transportador poderá realizar simulações distintas com dados obtidos por meio de outras fontes. Para uma análise mais precisa, a CNT recomenda que a empresa transportadora procure fornecedores dos equipamentos no mercado e solicite um orçamento específico.

Além das simulações, está disponível para o usuário um checklist com os dados informados e aqueles que devem ser solicitados às empresas fornecedoras de sistema quando o transportador for fazer um orçamento específico para a sua garagem.

A CNT destaca que o conteúdo disponibilizado neste Simulador tem propósito meramente informativo, constituindo-se apenas como referência para análises de viabilidade. Desta forma, a Confederação não poderá ser responsabilizada por avaliações e decisões tomadas com base exclusivamente nesses resultados. As informações são sigilosas e não poderão ser salvas, devendo ser informadas a cada simulação desejada.

Eu concordo com os termos presentes no link abaixo
Termos para uso do simulador