O empresário Vander Francisco Costa, de 61 anos, é graduado em administração, pela UFMG e, em direito, pela Faculdade Newton Paiva. Casado com Eliana Costa e pai de duas filhas, é um dos fundadores da Vic Transportes (1982), grupo empresarial com atuação no setor rodoviário de cargas.

Na defesa do setor transportador, seguiu os passos do pai, Vicente Costa. Foi presidente do Setcemg (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais), entre 2002 e 2008 e da Fetcemg (Federação das Empresas de Transporte de Carga de Minas Gerais) – entidade fundada por seu pai – por dois mandatos, de 2009 a 2016.

Como quinto presidente da Fetcemg, realizou uma gestão marcada pela profissionalização do setor, com destaque para a regulamentação do transporte rodoviário de cargas e a regulamentação da profissão de motorista.

Em sua gestão, o empresário atuou intensamente no combate ao roubo de cargas. O apoio da Federação foi decisivo para a reativação da Delegacia Especializada de Repressão ao Furto, Roubo e Desvio de Cargas em Minas Gerais, estado dono da maior malha rodoviária do país. Ainda durante sua gestão, foi criado o Setor de Segurança Patrimonial da Federação.

De 2012 a 2016, Vander Costa presidiu o Conselho Regional do SEST SENAT em Minas Gerais, inaugurando cinco novas unidades no estado.