Em 2017, fará 30 anos desde que o vale-transporte se tornou um benefício obrigatório para funcionários. Antes disso, em 1985, foi publicada a lei que criou o VT como algo facultativo que as empresas poderiam oferecer aos empregados. Essa lei (7.418/1985) completa, nesta sexta-feira (16), 31 anos.

“O vale-transporte foi uma grande evolução para o setor de transporte, mas principalmente para o povo. A maioria das pessoas não paga passagem, exceto pelo limite estabelecido para a empresa”, ressalta o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade.

Conforme a NTU (Associação Nacional de Transportes Urbanos), desde que foi criado, o vale-transporte chegou a responder, na média nacional, por 50% dos meios de pagamento das passagens de transporte público. Atualmente, o índice está em 35%. Para a entidade, é necessário atualizar as regras que tratam do benefício, em razão do seu potencial como instrumento de política pública da mobilidade urbana, para incentivar o uso do transporte coletivo.

Entre os benefícios oferecidos pelas empresas aos trabalhadores, o vale-transporte é o mais valorizado. É o que mostra a pesquisa Barômetro 2016: Bem-estar no Trabalho, estudo que é realizado há 10 anos na Europa e chegou ao Brasil, pela primeira vez, neste ano. O levantamento é encomendado pela empresa Edenred, detentora da marca Ticket, e realizado pelo Instituto Ipsos.

De acordo com o estudo, 62% dos entrevistados brasileiros esperam que os empregadores considerem o vale-transporte uma prioridade. A preocupação é tanta que o tema chega a superar o aumento salarial, também citado por 40% dos trabalhadores ouvidos pela pesquisa. Além disso, a satisfação com as vantagens oferecidas pelo benefício chega a 67%.

Na análise por faixa etária, os que têm até 30 anos são aqueles que se dizem mais satisfeitos com o VT, num total de 77%. Entre os trabalhadores com mais de 45 anos, a satisfação chega a 63%. 

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte