A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) já autorizou três das maiores companhias aéreas brasileiras a liberarem uso do celular no “modo avião” durante todas as fases do voo. Gol, Tam e Avianca podem permitir que os passageiros mantenham o aparelho ligado nesta funcionalidade desde o embarque até o desembarque da aeronave. Conforme a agência, a Azul tem autorização para isso em voo cruzeiro, mas já está com o processo em fase adiantada para obter a permissão completa.
Os aparelhos em “modo avião” permitem ao usuário utilizar quase a totalidade das funções do equipamento. Ela bloqueia, no entanto, a transmissão de sinais, wi-fi e bluetooth, que podem causar interferências nos sistemas da aeronave.
A autorização para o uso de dispositivos eletrônicos portáteis durante o voo é uma demanda antiga de passageiros e companhias aéreas. Mas havia dificuldades para demonstrar que o uso dos aparelhos não causaria interferências nos sistemas de comunicação e navegação dos aviões. Há pouco mais de um ano, a Anac publicou a IS (Instrução Suplementar) nº 91.21-001, que padronizou esses procedimentos. Ela também simplificou o pedido e a permissão para que os celulares possam permanecer ligados.
A Agência Nacional de Aviação Civil salienta a importância de o passageiro ficar atento aos avisos de segurança dos comissários de bordo, pois eles darão as instruções detalhadas do tipo de operação que cada empresa está autorizada.
Com informações da Anac