O Terminal Hidroviário Cai n’Água, localizado no rio Madeira em Porto Velho (RO) volta a operar normalmente nesta sexta-feira (3). Foram realizados serviços emergenciais para recuperar estragos provocados pela cheia histórica no Madeira, ocorrida no início do ano e que durou aproximadamente quatro meses. A estrutura estava fechada desde janeiro depois que a água e a lama destruíram as aberturas, janelas, portas e fiação elétrica.
A recuperação do Porto englobou restauração e pintura das janelas, portas e paredes; recomposição do piso do estacionamento; troca de toda a instalação elétrica; e limpeza geral para retirada da espessa camada de lama e detritos.
O terminal foi inaugurado em julho de 2012. A obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) custou cerca de R$ 13,9 milhões.
O porto é considerado de fundamental importância para a condução de populações ribeirinhas entre Porto Velho e Manaus, com um fluxo que chega a cinco mil passageiros por mês. Também é importante para o transporte de cargas, especialmente de hortifrutigranjeiros. A movimentação média de é quatro mil toneladas de produtos por mês.
?