Estudo elaborado pela ONG UCB (União de Ciclistas do Brasil) apontou que a administração de Aracaju (SE) lidera o ranking em ações favoráveis à mobilidade por bicicleta. O objetivo do RAMC (Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas) é ter, anualmente, uma avaliação sobre as gestões municipais no que diz respeito à promoção de políticas voltadas ao tema.

O levantamento analisou 21 indicadores relacionados a infraestrutura, promoção, informação, planejamento e recursos humanos de dez municípios. A cidade de Aracaju obteve nota 5,1. Em seguida, vêm Porto Alegre (3,75), São Paulo (3,75), Rio de Janeiro (3,1), Campinas (2,15), Belo Horizonte (1,6), Manaus (1,3), Fortaleza (1,2), Brasília (1,2) e Curitiba (1,2).

“O ranking pode ser usado pela população para cobrar, do poder público, mais iniciativas em favor da ciclomobilidade, como a administração tem uma ferramenta para mostrar que está fazendo”, diz o coordenador do projeto na UCB, Luis Cláudio Patricio. 

Ele lembra que a Lei da Mobilidade Urbana estabelece, como prioridade, o transporte a pé e de bicicleta. "Esse levantamento permite que avaliemos se as administrações estão cumprindo o que diz a legislação. Até porque o trânsito provoca consequências sobre economia, saúde, meio ambiente e igualidade social. Ter uma prefeitura cicloamiga é importantíssimo para promover melhorias nessas quatro áreas", complementa Patricio.

Os dados foram coletados em 2013 e publicados nessa quinta-feira (7). Conforme o estudo, juntas, as dez cidades (nas quais vivem mais de 33,4 milhões de brasileiros) implantaram 214 vagas públicas para estacionar bicicletas. Naquele ano, também construíram 83,3 quilômetros de ciclovias.

Quatro das dez cidades possuíam sistemas de bicicletas compartilhadas. Sete delas possuíam ciclofaixas de lazer e 20 quilômetros dessas faixas foram implantadas em 2013. Quanto a programas de educação continuada, cinco municípios desenvolveram, ao todo, 17 ações.

Conforme a entidade, o objetivo é publicar o RAMC anualmente.

 

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte