O órgão ambiental de Pernambuco liberou, nessa segunda-feira (27), a licença prévia para o lote 2 do Arco Metropolitano de Recife. O procedimento era necessário para que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) elabore o termo de referência para lançar o edital da licitação para contratar a empresa responsável pela elaboração do projeto e execução das obras.
O objetivo é construir uma pista dupla que ligará a BR-101 ao norte de Recife com o trecho sul da mesma rodovia, facilitando a mobilidade de cargas que tem como origem ou destino o Porto de Suape. A nova via também vai aliviar o tráfego no trecho da rodovia que passa por Recife, já que vai retirar, da capital, o trânsito de longa distância.
O empreendimento será custeado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e foi dividido em dois lotes. O lote 2, cuja licença provisória foi liberada, possui cerca de 45 quilômetros, com início no entroncamento com a BR-408, em São Lourenço da Mata, e término no entroncamento com a BR-101, próximo a Cabo de Santo Agostinho. Os procedimentos para a licitação do lote 1, que parte de Goiana, terminando no entroncamento com a BR-408, serão iniciados depois de concluído o processo do lote 2.
Com informações do DNIT