?Os aeroportos Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville (SC), e Senador Petrônio Portella, em Teresina (PI), registraram aumento de passageiros no mês de junho. Em Joinville, o crescimento foi 26,17% e Teresina, de 5,8%, ambos comparados com o mesmo período de 2014.

Em Joinville, foram contabilizados 39.012 embarques e desembarques, número superior ao de junho do ano passado – 30.921 embarques e desembarques. O terminal catarinense também registrou crescimento de 6,9% na movimentação de passageiros no primeiro semestre deste ano – foram mais de 246 mil de embarques e desembarques em 2015 contra aproximadamente 230 mil passageiros em 2014.

Já o terminal piauiense registrou, no primeiro semestre deste ano, a circulação de 590.843 passageiros. Este número foi superior ao de 2014, em que foram contabilizados 558.177 passageiros.

O Aeroporto de Joinville tem capacidade de receber 800 mil passageiros ao ano. Em 2014, passaram por lá 493.239 usuários, registrando o terminal 12.622 operações de pousos e decolagens. E o terminal tem capacidade de receber 2 milhões de passageiros ao ano. Em 2014, passaram por lá 1.173.643 usuários, registrando o terminal 18.340 operações de pousos e decolagens.

Melhorias

Em dezembro de 2014, entrou em operação no Aeroporto de Joinville a nova sala de embarque, com 382m². Também no ano passado, o terminal catarinense recebeu o sistema de pouso ou aterrisagem por instrumentos, conhecido pela sigla ILS (do inglês Instrument Landing System), e o sistema ELO, uma ferramenta de acessibilidade projetada para fazer a interligação entre salas de embarque e desembarque e as aeronaves.

Recentemente, em Teresina, foi concluída a obra de reforma do terminal de passageiros do Aeroporto de Teresina, orçada em R$ 4,3 milhões. As intervenções incluíram a ampliação da área de circulação do aeroporto e dos canais de inspeção, com novos sanitários e a instalação de seis balcões de check-in adaptados para acessibilidade, aumentando a quantidade disponível de balcões de nove para 16. A fachada do terminal foi completamente restaurada, com ampliação das coberturas externas e ampliação das calçadas para garantir maior comodidade e espaço aos passageiros no embarque e desembarque.

Antes disso, em julho de 2012, foram inaugurados os módulos operacionais do Aeroporto de Teresina, que aumentaram a capacidade operacional do terminal de 1,2 milhão passageiros/ano para 2 milhões de passageiros/ano. Cerca de R$ 4,5 milhões foram investidos nas estruturas, que cumprem as funções de salas de embarque e desembarque.

Com informações da Infraero


CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte