?Os 2.158 metros da pista de pouso do Aeroporto Internacional Plácido de Castro, em Rio Branco, capital acreana, serão reformados. O investimento de R$ 97 milhões tem o objetivo de aumentar a segurança dos pousos e decolagens. Hoje, de acordo com a SAC (Secretaria de Aviação Civil), na pista há ondulações, trechos com afundamento e rachaduras.

Para Moreira Franco, ministro da Aviação Civil, a reforma da pista resgata o papel estratégico de Rio Branco na integração da América do Sul. Da região parte a rodovia Interoceânica, que conecta o Brasil ao Peru e, consequentemente, ao Oceano Pacífico.

“Trinta milhões de pessoas moram no entorno da região, não só no Brasil. O governo federal está criando aqui um centro logístico que prevê um porto seco, um aeroporto de cargas, já temos a rodovia e vamos poder fazer a integração econômica e cultural, que vai deixar de ser um sonho. Vamos ter um aeroporto que vai funcionar com padrões de grande qualidade”, destacou o ministro.

A obra também garantirá o contato da população do Acre com o restante do país. Nos períodos de cheias do rio Madeira, o avião é o único meio de transporte viável para transpor áreas alagadas. Em alguns momentos o transporte de alimentos para abastecer o estado acontece apenas por via aérea.

Obras
A primeira fase das obras deve terminar em dezembro, quando começa o chamado “inverno amazônico”, marcado por intensas chuvas.

Durante esse período, o aeroporto ficará fechado entre 8h da manhã e meia-noite para pousos e decolagens da aviação comercial, com operações durante a madrugada. Movimentos da aviação geral serão liberados em 1.000 metros de pista para as aeronaves de pequeno porte (monomotor, bimotor e turboélice).

A Infraero orienta os passageiros a procurar as companhias aéreas responsáveis por seus voos para obter informações sobre o remanejamento de horários.


Com informações da SAC (Secretaria de Aviação Civil)

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte