O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, participou, nessa terça-feira (29), de audiência com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, na sede do Ministério, em Brasília. O encontro teve como foco o fortalecimento de ações voltadas à descarbonização do setor de transporte e à preparação para a COP30 – Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).
Durante a reunião, foi apresentada a proposta da Estação do Desenvolvimento – Transporte, Infraestrutura e Sustentabilidade, espaço idealizado pelo Sistema Transporte que será instalado na capital paraense durante a Conferência. O objetivo é promover debates estratégicos sobre transição energética, inovação, políticas públicas e soluções concretas para a redução das emissões no setor. A audiência buscou viabilizar uma parceria com o Ministério das Cidades para a correalização do espaço.
A iniciativa já conta com a parceria dos ministérios de Portos e Aeroportos e dos Transportes, que firmaram acordos de cooperação para coorganizar o projeto, contribuindo com articulação institucional e com a construção da programação. A Estação será desenvolvida em parceria com órgãos públicos, empresas patrocinadoras, instituições acadêmicas e representantes da sociedade civil.
Outro destaque da audiência foi a apresentação da Coalizão para a Redução de Emissões no Setor de Transportes, liderada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em parceria com o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), a Motiva (antigo Grupo CCR) e o Observatório da Mobilidade do Insper. Reunindo mais de 50 organizações, a Coalizão tem como missão identificar caminhos viáveis para acelerar a descarbonização nos diferentes modais de transporte no Brasil.
Também participaram da audiência o diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira; o gerente executivo de Governança e Gestão Estratégica da CNT, João Guilherme Abrahão; e o diretor de Relações Institucionais da Motiva, Gustavo Barreto.