Chris standing up holding his daughter Elva

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) iniciou a oferta de atendimentos online de psicologia e nutrição. O novo serviço faz parte do conjunto de ações adotadas pela instituição para minimizar os impactos da crise de saúde causada pela pandemia do novo coronavírus, especialmente sobre o setor transportador.

A medida apoia, principalmente, trabalhadores do transporte, que, por atuarem em serviços essenciais para o Brasil, estão constantemente em deslocamento e não podem adotar o distanciamento social, medida recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para conter a transmissão da covid-19. “Com a nova modalidade, os trabalhadores do transporte poderão realizar os atendimentos e contar com o apoio do SEST SENAT onde quer que estejam”, destaca o presidente dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa.

Além disso, o novo projeto permite o início ou a continuidade das assistências psicológica e nutricional aos pacientes que podem ficar em casa neste momento, seguindo o recomendado pela OMS e evitando contato com outras pessoas. Conforme Vander Costa, com isso, a iniciativa tem potencial para ampliar o alcance dos atendimentos promovidos pelo SEST SENAT de forma substancial.

Para profissionais do transporte e seus dependentes, os atendimentos são gratuitos. Já a comunidade pode usufruir do serviço por um valor bem menor do que o praticado pelo mercado.

“O projeto de assistência virtual já estava em andamento desde o ano passado na instituição, que está sempre em busca das práticas mais modernas e inovadoras. Mas, com a eclosão da crise, ele foi antecipado para atender às necessidades mais urgentes”, afirma Vander Costa.  

O novo serviço segue as diretrizes dos Conselhos Federais de Psicologia e de Nutrição, que, recentemente, divulgaram comunicados relativos a atendimentos virtuais como uma forma de contribuir para a redução dos efeitos causados por essa crise mundial da saúde. 

A importância de cuidar da saúde mental e física

O contexto gerado pela pandemia do novo coronavírus mexe com as pessoas: gera, entre outros sentimentos, ansiedade, medo, estresse. Para lidar com essas reações, a assistência psicológica é fundamental. Além disso, a saúde emocional é decisiva para que a pessoa permaneça saudável, já que interfere sobre aspectos importantes, como a imunidade e o metabolismo.  

A assistência nutricional é igualmente importante, pois hábitos saudáveis, que incluem a alimentação adequada, são fundamentais para uma vida livre de doenças. Grande parte da população enquadrada nos grupos de risco da covid-19 possui alguma doença crônica, que tem a alimentação inadequada como uma das suas causas. Esse é o caso da hipertensão arterial (conhecida como “pressão alta”), do diabetes e da obesidade. 

Como ter acesso aos atendimentos

O atendimento virtual será realizado pelos psicólogos e nutricionistas do SEST SENAT, que possui 155 unidades localizadas nas cinco regiões do país. 

Para ser atendido, o interessado precisará baixar, em seu celular ou em outro dispositivo móvel, o aplicativo da Microsoft Teams, disponível, gratuitamente, nas plataformas App Store e Google Play. O acesso também pode ser feito por meio de um computador, pelo site teams.microsoft.com 

Há duas opções para se fazer o pré-agendamento da consulta:

1 - Pela internet

O pré-agendamento deve ser feito pelo Portal do Cliente do SEST SENAT. Nele, o interessado conhecerá os dias e horários disponíveis e poderá escolher o que for melhor para ele.


Veja o passo a passo para pré-agendar a sua consulta online pelo site: 

1. Acesse o Portal do Cliente do SEST SENAT (portaldocliente.sestsenat.org.br)

2. Faça o login no Portal do Cliente ou cadastre-se, caso ainda não tenha cadastro

3. Na opção “Início”, clique no ícone “Atendimentos”

4. Clique em “Marcar pré-consulta”

5. Selecione a unidade operacional em que deseja receber o atendimento online

6. Selecione a especialidade de saúde

7. Selecione um profissional da especialidade escolhida

8. Selecione o mês desejado para agendamento da consulta

9. Selecione o dia desejado para agendamento da consulta

10. Selecione o horário desejado para agendamento da consulta

11. Clique em “Marcar consulta”

12. Aparecerá a mensagem “Seu agendamento foi realizado com sucesso”

13. Aguarde o contato da unidade operacional, que passará os próximos passos para sua consulta online e confirmará seu atendimento

14. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone com a unidade operacional que realizou o pré-agendamento

2 - Por telefone

Se você já tem cadastro no SEST SENAT, basta ligar para qualquer unidade do SEST SENAT. A atendente informará as datas e os horários disponíveis, além de passar outras informações importantes para sua consulta.

Veja aqui o telefone das unidades do SEST SENAT

Outros serviços do SEST SENAT 

Todos os atendimentos do SEST SENAT, online e presenciais, são gratuitos para os trabalhadores do transporte e seus dependentes. 

A instituição disponibiliza capacitações presenciais, em suas unidades, e a distância, na plataforma EAD. Além disso, oferece atendimentos nas áreas de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição (esses dois últimos nas formas presencial e online) e, ainda, ações e atividades de esporte, lazer e cultura.

Veja, no mapa, a unidade do SEST SENAT mais perto de onde você está

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte