O município de Concórdia (SC) conta com uma nova estrutura do SEST SENAT, mais ampla, moderna e eficiente, para apoiar o desenvolvimento do transporte e da economia na região oeste de Santa Catarina. A nova unidade, inaugurada na manhã desta quinta-feira (21), na presença de autoridades, representantes do setor transportador e de empresas da região, irá ampliar a capacidade de atendimentos e ofertar novos serviços para trabalhadores do transporte, suas famílias e a comunidade de Concórdia e região.

Segundo o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, a instalação da nova estrutura está diretamente ligada à economia da cidade, concentrada na agroindústria e na agropecuária. “Essas são duas atividades que demandam serviços de transporte de qualidade, que só podem ser oferecidos por profissionais bem preparados. E fazemos isso por meio da oferta de serviços de educação profissional e de atendimentos de saúde, por acreditar que profissionais saudáveis e capacitados garantem mais produtividade às empresas”, destacou. 

Ari Rabaiolli, presidente da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina) e do Conselho Regional de Santa Catarina do SEST SENAT, ressaltou que a unidade inaugurada tem mais de dez vezes o espaço físico da antiga estrutura de Concórdia, em funcionamento desde 1998. “Isso significa que teremos uma capacidade muito maior de atendimentos para trabalhadores, seus familiares, empresários e a comunidade”, destacou. 

“Essa inauguração ficará marcada na história do nosso município. Para nós, é muito importante não apenas pelos investimentos realizados na nossa cidade mas também pelo que isso vai representar para o transportador e para a sociedade de Concórdia, com os cursos e atendimentos de saúde. Temos a consciência do que o SEST SENAT está fazendo por nós, trazendo o que há de melhor em tecnologia para proporcionar aos nossos transportadores mais comodidade e segurança”, disse o prefeito, Rogério Pacheco.  

Na solenidade, o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, e o presidente do Conselho Regional de Santa Catarina, Ari Rabaiolli, receberam uma placa do Setcom (Sindicato dos Transportadores de Carga do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina), como um reconhecimento pelo trabalho realizado pelo SEST SENAT na região. 

Estrutura do novo SEST SENAT Concórdia

A nova unidade do SEST SENAT Concórdia tem, aproximadamente, 4.400 m2 de área construída. Sua capacidade permite que sejam realizados mais de 128 mil atendimentos ao ano em qualificação profissional e assistência na área de saúde. 

A estrutura possui uma sala de treinamento para um simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, com capacidade para 15 alunos; nove salas de aula com capacidade para 25 alunos em cada sala; sala para 40 alunos do treinamento de MOPP (Movimentação de Produtos Perigosos); três salas de atividades práticas da Oficina Pedagógica; e dois laboratórios de informática, com capacidade para 18 alunos cada. 

Além disso, há consultórios para atendimentos nas especialidades de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição. Possui, ainda, um centro de eventos e quadra poliesportiva para atividades de esporte e lazer. Tudo isso para proporcionar mais qualidade de vida aos trabalhadores do transporte.

Unidade Jandyr Favassa

A nova unidade de Concórdia homenageia Jandyr Favassa, transportador com forte atuação em Concórdia. Nascido em 25 de junho de 1930 e falecido em 28 de fevereiro de 2007, ele iniciou sua trajetória no transporte como caminhoneiro na empresa Sadia, por volta de 1950. 

Em 1957, comprou seu primeiro caminhão e, em 1970, abriu a primeira empresa, a Transportes Favassa Ltda., ativa até os dias de hoje. Trabalhou na estrada, como motorista, até a década de 1980. Além disso, fez parte da fundação do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas. Na cerimônia, ele foi representado pelo neto, Ricardo Favassa, que falou da satisfação e da emoção da família pelo reconhecimento.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

© 2019 - Confederação Nacional do Transporte