O SEST SENAT e o Observatório Nacional de Segurança Viária (OBNSV) lançaram, nesta terça-feira (28), durante a 27ª edição da Intermodal South América, em São Paulo (SP), o Selo Mobilidade Segura. Idealizado pelo OBNSV, o Selo será conferido a empresas que preenchem requisitos relacionados a gestão responsável, adoção de boas práticas, qualidade da gestão de frota e conformidade legal.

O lançamento ocorreu durante a Conferência Nacional de Logística, que integra a programação da Intermodal, e contou com as participações de Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT, e de Paulo Guimarães, presidente da OBNSV, parceiro de longa data do SEST SENAT no que se refere a ações de educação no trânsito, como o movimento Maio Amarelo,

Na ocasião, Nicole Goulart destacou a importância do Selo, que chega como um garantidor da integridade das operações. “Essa é uma iniciativa que vem para valorizar as empresas e fortalecer o setor de transporte como um todo”, afirmou.

Ela lembrou que o SEST SENAT defende a melhoria das condições de trabalho, o atendimento às normas de segurança do trabalho e a profissionalização da atividade transportadora como um todo. “O lançamento de hoje aprofunda a nossa parceria com o Observatório em proveito das empresas de transporte”, finalizou.

Sobre o Selo Mobilidade Segura

De acordo com Paulo Guimarães, o Selo Mobilidade Segura foi criado para atender a uma necessidade das empresas de “centralizar” a documentação de conformidade.

Para conquistar o Selo, as empresas interessadas devem submeter ao OBNSV informações que atestem conformidade nos seguintes pilares:

1. Responsabilidade da alta gestão
  2. Gestão de Riscos
  3. Requisitos legais
  4. Desempenho humano na organização
  5. Gestão de frota
  6. Processos operacionais
  7. Gestão de fornecedores subcontratados
  8. Processos de análise e investigação de acidentes e quase acidentes
  9. Gestão de emergências
  10. Instalações
  11. Melhoria contínua e responsabilidade social
  12. Boas práticas

Sobre a Intermodal

A Intermodal South América é considerada o maior e mais completo evento das Américas nas áreas de transporte de cargas, logística, intralogística e armazenagem e comércio exterior. Neste ano, ela trouxe uma grande variedade de soluções para toda a cadeia de valor, com participação de empresas-referência dos quatro modais de transporte de cargas:   rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo. Esta 27ª edição reúne mais de 500 marcas nacionais e internacionais de todos os elos da cadeia de produção, suprimentos e distribuição.

Sistema CNT marca presença na 27ª edição da Intermodal South América

Intermodal: CNT participa de painéis sobre infraestrutura e logística e fontes alternativas de energia para o transporte