As unidades do SEST SENAT em Montes Claros (MG), Paranaguá (PR), Imperatriz (MA) e Manaus (AM) deram um passo importante rumo à inclusão no esporte. Entre os dias 10 e 14 de março, instrutores e promotores de esporte dessas unidades participaram de uma capacitação no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). A formação os habilitou tecnicamente para oferecer treinamentos de natação e atletismo para pessoas com deficiência (PCDs), ampliando o acesso ao esporte adaptado.

A iniciativa faz parte do programa Rota da Acessibilidade, que busca fortalecer a inclusão e a acessibilidade nas unidades operacionais do SEST SENAT. Essa capacitação representa o primeiro passo para a implementação piloto das atividades, que começam pelas unidades participantes e, posteriormente, serão expandidas para todo o país.

Para a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, o esporte é uma ferramenta essencial de inclusão e transformação social. "Com essa capacitação, estamos avançando para garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso a atividades esportivas de qualidade em nossas unidades. E esse é apenas o começo. Queremos promover um ambiente cada vez mais inclusivo", destacou.

Rota da Acessibilidade

O programa Rota da Acessibilidade é estruturado em seis eixos estratégicos: sensibilização e capacitação; infraestrutura e mobiliário; web e tecnologia da informação; tecnologia assistiva; produtos, serviços, ações e eventos acessíveis; e entrada, permanência e desenvolvimento de carreira. Essa abordagem ampla garante que a acessibilidade seja tratada de forma integral, proporcionando às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e transtornos do neurodesenvolvimento ambientes adaptados e serviços verdadeiramente inclusivos nas unidades operacionais.

No eixo de produtos, serviços e eventos acessíveis, o programa se divide em quatro áreas principais: educação; saúde; esporte, lazer e cultura; e apoio às empresas. Dessa forma, o SEST SENAT não apenas amplia o acesso a seus serviços, mas também se posiciona como uma referência na promoção da acessibilidade, impulsionando uma cultura mais inclusiva na sociedade.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte