O Projeto Qualificação de Cobradores chega à segunda etapa nacional com a abertura de 1.340 vagas para quem busca uma nova carreira como motorista de ônibus. Com a iniciativa, o SEST SENAT visa atender as necessidades dos empresários do transporte, que, para se manterem competitivos, traçam estratégicas que exigem profissionais cada vez mais bem preparados para enfrentar os desafios diários da profissão. Além disso, objetiva contribuir também para aumentar os índices de empregabilidade no setor.
“Vivemos uma realidade em que as empresas precisam se adequar às transformações tecnológicas, que são rápidas e irreversíveis, e cito como exemplo a crescente adoção da bilhetagem eletrônica nos ônibus urbanos. É preciso se reinventar e o SEST SENAT está fazendo sua parte. Desde o início deste ano, o projeto já contemplou mais de 3.700 cobradores. Com o sucesso da iniciativa, abrimos novas oportunidades”, afirma o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa. “Estamos preparando profissionais com o conhecimento técnico necessário para que trabalhem com qualidade e responsabilidade. Contribuímos, assim, para que mantenham seus empregos”, finaliza o presidente.

A capacitação
O projeto consiste em  viabilizar a mudança da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria B para D, etapa prévia à realização de dois cursos presenciais:  Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros (50 horas)   – necessário para o exercício da profissão de motorista do transporte coletivo de passageiros – e  Aperfeiçoamento de Motorista para o Transporte de Passageiros (22 horas), com treinamento prático no Simulador de Direção. Ambas as capacitações serão realizadas nas unidades operacionais do SEST SENAT.

Com participar
Para se candidatar, os cobradores precisarão se inscrever no site, entre os dias 20 de novembro de 2019 e 6 de janeiro de 2020. Todos os detalhes - como os requisitos e a documentação necessária - estão disponíveis no edital nº 02/2019. O documento foi publicado, nesta terça-feira (5/11)Sua leitura é imprescindível.

Entre as exigências para participar, estão: comprovação de vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus, ter CPF e se enquadrar às regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) quanto ao tempo de CNH para a mudança de categoria. Além disso, a empresa em que o candidato trabalha deve ter como atividade econômica principal o transporte e, ainda, atuar no transporte coletivo urbano de passageiros.

→ Clique aqupara consultar o CNPJ da empresa e a situação cadastral junto ao SEST SENAT.

Se o cadastro não estiver regularizado, entre em contato com a unidade do SEST SENAT em sua cidade ou diretamente com o RH de sua empresa.

É importante, também, que os candidatos acompanhem a página Projeto Qualificação de Cobradores, em que será possível acompanhar todas as etapas da iniciativa e as demais informações relevantes.

Unidades participantes:

Simões Filho/BA: 100 vagas

Luziânia/GO: 30 vagas

Cariacica/ES: 350 vagas

Belo Horizonte (Serra Verde)/MG: 50 vagas

Vale do Aço/MG: 50 vagas

Montes Claros/MG: 50 vagas

Manaus/AM: 150 vagas

Teresina/PI: 30 vagas

São Luís/MA: 100 vagas

Maceió/AL: 120 vagas

Taubaté/SP: 50 vagas