O SEST SENAT abriu, nesta quarta-feira (4), as inscrições para uma nova etapa do projeto Qualificação de Cobradores, iniciativa que forma, gratuitamente, cobradores do transporte coletivo de passageiros para que possam trabalhar como motoristas profissionais.
Ao todo, são 1.503 novas vagas em 13 unidades operacionais, em diferentes estados brasileiros (veja abaixo a relação).
Os participantes do projeto têm acesso, sem qualquer custo, à mudança da categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da B para a D; ao curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros (50 horas), que é exigido para quem deseja exercer essa atividade; e ao aperfeiçoamento de motoristas para o transporte de passageiros, com treinamento prático no simulador de direção (22 horas).
“Vivemos uma realidade em que as empresas precisam se adequar às transformações tecnológicas, que são rápidas e irreversíveis, e cito como exemplo a crescente adoção da bilhetagem eletrônica nos ônibus urbanos. É preciso se reinventar e o SEST SENAT está fazendo sua parte. Estamos preparando profissionais com o conhecimento técnico necessário para que trabalhem com qualidade e responsabilidade. Contribuímos, assim, para mantenham sua empregabilidade”, afirma o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa.
Antes de se inscrever, o candidato deve ler o edital 002/2020, disponível aqui, que trata sobre a nova etapa do projeto.
Depois, a inscrição deve ser realizada no site sestsenat.org.br/cobradores.
O prazo encerrará no dia 22 de abril.
Os interessados devem cumprir os seguintes requisitos:
- Ter, no mínimo, 21 anos completos na data da inscrição.
- Ocupar a função de cobrador de transporte coletivo, em vigência no ato da inscrição online e no comparecimento à unidade do SEST SENAT, caso seja convocado.
- Possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B há pelo menos 24 meses.
- Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou não ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 meses.
- Possuir vínculo empregatício com empresa de transporte coletivo urbano de passageiros contribuinte do SEST SENAT.
A regularidade do cadastro da empresa junto ao SEST SENAT é fundamental. A empresa onde o candidato trabalha deve ter como atividade econômica principal o transporte e deve atuar no transporte coletivo urbano de passageiros. Clique aqui para consultar o CNPJda empresa e a situação junto ao SEST SENAT .
Se o cadastro não estiver regularizado, entre em contato com a unidade do SEST SENAT em sua cidade ou diretamente com o RH da sua empresa.
Amapá: Macapá;
Bahia: Itabuna, Eunápolis (Auto Posto Cabral), Salvador e Vitória da Conquista (Posto Pé da Serra);
Espírito Santo: Serra;
Minas Gerais: Araxá, Divinópolis, Lavras e Varginha;
Rio de Janeiro: Duque de Caxias;
Rio Grande do Sul: Rio Grande (Posto Buffon);
Sergipe: Aracaju.