O COLETIVO, programa de inovação criado pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) completa um ano nesta quinta-feira (7/5). Em meio a um cenário desafiador para encontrar soluções inteligentes e sustentáveis para a mobilidade urbana agravado pela crise do novo coronavírus, a data será marcada por uma maratona de lives que tem como objetivo debater sobre o setor.
As transmissões serão feitas pelo canal da NTU no YouTube, a partir das 14h30.
Criado para fomentar a evolução do transporte público coletivo, visando à mobilidade sustentável nas cidades e ao desenvolvimento das pessoas e da qualidade de vida, o COLETIVO já obteve bons resultados e conquistou novos parceiros. No decorrer de um ano, o COLETIVO pré-incubou duas startups selecionadas na primeira edição do Desafio COLETIVO do programa. Uma delas é a Areja Bus, empresa de Salvador (BA) que desenvolveu um sistema de ventilação que utiliza a própria movimentação do ônibus para promover conforto térmico aos usuários, além de melhorar a qualidade do ar.
A On.I-Bus, startup de Brasília (DF) que criou uma plataforma de mobilidade coletiva sob demanda, também foi selecionada. A solução permite ao passageiro a escolha dos pontos de embarque/desembarque, dentre os disponíveis, e o horário em que pretende utilizar o serviço de ônibus; em seguida, o cliente recebe uma notificação da proximidade do veículo e o local indicado para embarque.
PROGRAMAÇÃO
14h40 às 15h: COLETIVO – o ano 1
15h às 16h: Por dentro da pré-incubação do COLETIVO
16h às 17h: Desafios da mobilidade urbana nos tempos atuais – enfrentando a pandemia
17h às 18h: Reinventando o transporte coletivo – afinal, o que é disrupção na mobilidade urbana?
18h às 18h15: O COLETIVO segue a jornada
Com informações da NTU