A Confederação Nacional do Transporte disponibilizou, nesta sexta-feira (31), a atualização do Painel CNT de Consultas Dinâmicas dos Acidentes Rodoviários, com dados de 2019. A ferramenta permite consultar todas as estatísticas das rodovias federais no Brasil, das Unidades da Federação e das regiões. É possível analisar a série histórica de acidentes, desde 2007.

Também são fornecidas as informações sobre as rodovias mais perigosas do país, que concentram mortes e acidentes; as causas mais comuns das ocorrências; os números de atropelamentos; os tipos de acidentes conforme o veículo envolvido etc. O Painel foi lançado no ano passado e utiliza os dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal). As estatísticas são acessíveis também por meio de dispositivos móveis (smartphone ou tablet).

O presidente da CNT, Vander Costa, ressalta que as ocorrências de acidentes geram custos sociais e econômicos e, sendo assim, é imprescindível a reunião de esforços para oferecer mais segurança no trânsito. “A CNT disponibiliza para consulta a análise sobre os acidentes no Brasil e identifica os locais mais críticos. Os transportadores e o SEST SENAT também têm investido, cada vez mais, em treinamento e capacitação de motoristas, aumentando, assim, a segurança no trânsito”, afirma Vander Costa.

Os números de 2019 mostram queda de 2,6% nas ocorrências em relação ao ano anterior, sendo 67.427 registros em 2019, conforme divulgado pela CNT. Os acidentes com vítimas (mortos e feridos), por sua vez, tiveram elevação de 3,3%, subindo de 53.963, em 2018, para 55.756. Foram 2.526 feridos a mais em 2019.  O número de mortes também cresceu 1,2%, passando para 5.332 (63 óbitos a mais que em 2018).

Acesse o Painel

Acesse os dados por UF, regiões e Brasil