Chris standing up holding his daughter Elva
Quer compreender um pouco mais sobre navegação e entender quão representativa ela é no mundo? Aqui vai uma dica: o mapa interativo Shipmap.org, que apresenta a movimentação de navios mercantes por todo o planeta.

A ferramenta foi desenvolvida pela empresa britânica Kiln e financiada pela Fundação Europeia para o Clima. Nela, centenas de milhões de pontos animados em um mapa batimétrico (que indica a profundidade das águas) revelam o trânsito de navios mercantes ao longo de diferentes períodos (sinalizados pela linha do tempo abaixo). É possível, ainda, ver os portos e as rotas percorridas, por meio de um gráfico estático.

Segundo os criadores do projeto, “o objetivo é destacar para o público a escala extraordinária da navegação comercial moderna, as rotas que esses enormes navios percorrem ao redor do mundo, a distribuição geográfica de diferentes tipos de barcos de carga e a quantidade de dióxido de carbono que produzem”.


 


O mapa também possui contadores estatísticos. Entre os dados disponíveis estão as emissões de dióxido de carbono (em mil toneladas) e o frete máximo transportador pelos navios representados.

A frota é dividida em categorias, representadas por cores distintas, de acordo com o tipo de transporte realizado. Isso permite a observação segmentada das informações, a partir da aplicação de filtros.  

Os dados utilizados para alimentar o mapa são do Instituto de Energia da UCL (University College London) e datam de 2012. As informações contemplam localização e velocidade dos navios, características das embarcações (como tipo de motor e medidas do casco) e o cálculo das emissões de CO2 para cada hora observada.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte