O ITL (Instituto de Transporte e Logística) participou, nesta terça-feira (8), do Painel sobre Gestão e Inovação no Setor de Transporte, durante a 17ª edição do Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário – Santos Export. O evento, que ocorre até esta quarta (9), em Brasília, debate os novos modelos portuários, gestão dos portos, logística e multimodalidade.

O diretor-executivo do Instituto, João Victor Mendes, mostrou como o instituto tem trabalhado ao longo de seis anos de história e qual o seu impacto na gestão das empresas do setor transportador. “O ITL é um case de sucesso da CNT para a capacitação da alta gestão das empresas. Os gestores e executivos de empresas de diferentes modais têm sentido esse impacto na vida das pessoas, na vida das empresas e o ITL tem mudado o transportes como um todo no Brasil”, afirma.

Contabilizando as turmas que estão em andamento, cerca de 1.900 gestores de mais de 600 empresas do setor já foram contemplados com o Programa Avançado de Capacitação do Transporte, promovido pelo SEST SENAT e coordenado pelo ITL, que engloba três cursos: Especialização em Gestão de Negócios – ministrada pela FDC (Fundação Dom Cabral) -, Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários – ministrada pela Deutsche Bahn (DB) Rail Academy – e Certificação Internacional Aviation Management – ministrada pela ERAU (Embry-Riddle Aeronautical University).

Um dos indicadores que demonstram a efetividade da qualificação dos gestores para as empresas é o índice de aproveitamento dos projetos aplicativos (trabalhos de conclusão de curso dos alunos da Especialização em Gestão de Negócios): as ideias são implementadas em cerca de 66% das organizações, melhorando a gestão em diversas áreas.

O painel foi moderado pelo vice-presidente da CNT, Flávio Benatti. Silene Magalhães, diretora da Fundação Dom Cabral, Fábio Campos, diretor-executivo da ERAU, e Gustavo Gardini, diretor de negócios da Deutsche Bahn International, representantes das instituições que oferecem os cursos com o ITL também participaram do debate na Santos Export.

Novidade

O diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes, aproveitou a oportunidade para anunciar mais um curso que será oferecido pelo Instituto: a Especialização Internacional em Gestão Portuária, Transporte Aquaviário e Multimodal, que será ministrada pela Finatec (Fundação de apoio à UnB) em parceria com a Liège Université. A previsão é de que as inscrições possam ocorrer a partir de dezembro de 2019.