A Gol anunciou, nessa segunda-feira (16), que reduzirá a oferta de voos de 60% a 70% até meados de junho, em razão da queda na demanda causada pela pandemia do novo coronavírus. Nos voos domésticos, o corte será de 50% a 60%; nas operações internacionais, será de 90% a 95%.

“Comprometida com a democratização do transporte aéreo, mesmo em cenários desafiadores, a Gol não havia, até então, cancelado qualquer voo doméstico. Todavia, levando em conta o cenário atual, após cuidadosa avaliação, a companhia se deparou com a necessidade de fazer uma adequação em sua malha aérea, sem interrupção de serviço para qualquer destino doméstico”, disse a empresa por meio de nota. Segundo a Gol, “esse movimento reflete as melhores estimativas feitas com as informações atualmente disponíveis”, e afirmou que “futuras revisões não estão descartadas”.

“Ajustar nossos voos para refletir a mudança na demanda dos clientes é sensato, prudente e consistente com nosso posicionamento de líder de mercado”, disse Eduardo Bernardes, vice-presidente de Vendas e Marketing da Gol.

Além disso, a aérea se colocou à disposição das autoridades brasileiras para auxiliar no atendimento às necessidades da população.

A Gol afirma que mantém seus planos de negócios para médio e longo prazos e que está pronta para ajustar sua oferta de voos de maneira ágil e racional, até que os níveis de demanda de clientes voltem à normalidade.

Companhias esperam medidas do governo federal

As companhias aéreas brasileiras defendem a adoção de medidas para minimizar os efeitos da crise econômica decorrente da pandemia de coronavírus na aviação. Um conjunto de ações que podem reduzir as perdas financeiras foi proposto ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O governo federal avalia as ações que serão adotadas.

Clique aqui para saber mais