O fluxo de veículos pesados nas rodovias pedagiadas do Brasil cresceu 0,2% em outubro, na comparação com setembro, de acordo com o índice ABCR - indicador estruturado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias. O desempenho parcial do ano, de janeiro a outubro, continua negativo: - 2,6%.

O índice ABCR é um indicador importante para acompanhar o desempenho do segmento de transporte rodoviário brasileiro mês a mês e, além disso, captar, de forma indireta, o desempenho da economia como um todo, uma vez que o aumento dos deslocamentos nas rodovias sinaliza a elevação da produção e do consumo.

Segundo a análise da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o fluxo de pesados voltou ao seu nível pré-crise da covid-19 (fevereiro de 2020) entre os meses de agosto e setembro, o que revela um cenário de recuperação.

Clique aqui para acessar análise da CNT na íntegra

Na avaliação da CNT, os desafios agora são lidar com entraves criados pela covid-19, como reequilíbrios de caixa nas empresas, superar a ruptura de cadeias de fornecimento e sustentar um crescimento suficiente para repor as perdas da recessão de quase cinco anos atrás.