Chris standing up holding his daughter Elva

A CNT considera um avanço a Lei 13.869, conhecida como Lei do Abuso de Autoridade, sancionada ontem pelo presidente Jair Bolsonaro, com vetos.

O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional em agosto e define cerca de 30 situações que configuram abuso, além das punições correspondentes.

O destaque, na visão da CNT, é o artigo 36 da nova Lei, que penaliza o bloqueio abusivo de ativos financeiros em processos judiciais. O artigo, mantido pelo presidente Bolsonaro, foi proposto pela NTC&Logística e teve total apoio da CNT em sua tramitação no Congresso Nacional.

Com o novo dispositivo, serão evitados exageros nas penhoras online durante demandas judiciais tributárias, trabalhistas e outras. Muitas vezes, os valores bloqueados superam de maneira exacerbada o montante da dívida estabelecida nos processos judiciais.

A partir de agora, haverá mais segurança e equilíbrio nas contendas judiciais, impedindo a persistência de situações abusivas que levavam as empresas a enfrentar instabilidade econômica e jurídica, com risco para a própria atividade produtiva.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte