A CNT (Confederação Nacional do Transporte) sediou, nesta quinta-feira (21), a Cerimônia de Parcerias em Mobilidade Urbana, evento realizado pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, vinculada ao Ministério das Cidades. A celebração ocorreu no auditório do edifício-sede da CNT, em Brasília (DF).

O objetivo da cerimônia é apresentar para a sociedade as novas parcerias firmadas entre o órgão público federal e instituições que atuam no trânsito brasileiro. Todas as ações são relacionadas ao planejamento e ao desenvolvimento institucional da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Na ocasião, estiveram presentes autoridades de importantes órgãos governamentais, de fiscalização e de infraestrutura, tais como o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, a Polícia Rodoviária Federal e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Também participaram representantes da sociedade civil, integrantes de organizações e institutos que atuam no segmento da mobilidade urbana.

O diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Luís de Souza, representou a Confederação na mesa de abertura do evento. Em sua fala, destacou a importância da temática como fator crucial para o Sistema Transporte como um todo.

“A mobilidade urbana é a peça central em qualquer sistema organizado de deslocamentos urbanos, um fator essencial para o bom funcionamento das cidades e para a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Valter Souza.

Semana Nacional da Mobilidade

No dia 22 de setembro, é celebrado o Dia Mundial sem Carro, uma das ações mais relevantes da Semana Nacional da Mobilidade — realizada entre 18 e 22 de setembro. O objetivo é conscientizar as pessoas, por meio de ações e debates, a deixarem os seus veículos estacionados em casa.

O foco está em demonstrar para a sociedade que é possível ter alternativas viáveis para o trânsito, como transporte público de qualidade, rodovias inteligentes, “combustíveis verdes” e ações para minimizar acidentes.