Chris standing up holding his daughter Elva

A entrega da Ordem do Mérito do Transporte, conhecida como Medalha JK, foi realizada nesta quarta-feira (23), na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília (DF). Presidente do Conselho Diretor da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) desde 2011, Eurico Divon Galhardi recebeu a comenda no grau Grã-Cruz (honraria máxima). Outras 12 personalidades, que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte em 2020, nas diferentes modalidades, também foram agraciadas.

Eurico Divon Galhardi foi um dos fundadores da NTU e é membro das Comissões de Ônibus Mundial e da América Latina da UITP (International Association of Public Transport). Ele idealizou e coordenou a criação do Museu Virtual do Transporte NTU e é o autor do livro intitulado de “Induzindo Progresso”, que descreve como o transporte público teve papel significante no desenvolvimento da sociedade brasileira. Durante a solenidade, Galhardi foi representado pelo seu filho, Alex Divon da Rocha Galhardi, pois o homenageado encontra-se hospitalizado.

O presidente da CNT, Vander Costa, destacou, em seu discurso, que é uma honra conceder tal honraria ao amigo Eurico Galhardi. “Ele é um defensor incansável do transporte e da mobilidade urbana sustentável. Nesses anos de intensa atuação, sempre se notabilizou pelo compromisso com os interesses das empresas transportadoras e por acreditar na força da representatividade para a construção de um país melhor”, declarou.

Vander Costa também ressaltou que o transporte é feito por pessoas que trabalham, de forma decisiva, para reduzir distâncias e promover o desenvolvimento socioeconômico de uma nação. “Em um contexto de pandemia, os transportadores foram além: com trabalho árduo, mostraram para a sociedade o quão essencial é o transporte para garantir o abastecimento das nossas cidades assim como a locomoção dos trabalhadores. Por isso, não tenho dúvidas de que reconhecer a atuação dessas pessoas é também contribuir para o crescimento e o aperfeiçoamento do transporte no Brasil.”

O secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, homenageado no grau Grande Oficial, discursou em nome de todos os agraciados e ressaltou a satisfação de receber a honraria. “Fico muito feliz de estar aqui com esses meus compatriotas, honrados e capacitados, que entregam suas vidas e seu dia a dia para este país continental. O Brasil é gigante, e isso nos impõe um desafio enorme: prover infraestrutura de transporte para integrar este país e transportar nossas riquezas. O nosso papel em conjunto – governo, setor privado e sociedade civil – é dar conta do desafio de fazer este país se integrar, se movimentar e ocupar um papel de destaque no mundo”, destacou Sampaio. 

A Medalha JK é o símbolo maior do reconhecimento dos transportadores brasileiros àqueles que doaram talentos, competências e esforços pessoais pela melhoria do setor no Brasil. Instituída em 1991, tem como patrono o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília e um dos principais incentivadores do desenvolvimento do Brasil. A honraria é dividida em três categorias: Grã-Cruz, que é destinada a pessoa de grande expressão que tenha prestado relevantes serviços ao setor de transporte e logística; Grande Oficial, que é direcionada a pessoas de expressão que tenham prestado relevantes serviços ao setor de transporte e logística; e Oficial, que é voltada a personalidades públicas, de atuação local ou regional, presidentes ou dirigentes – atuais ou antigos – de entidades do setor de transporte e logística, empresários de transporte e logística, técnicos ou profissionais com experiência no segmento e pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso do setor de transporte e logística brasileiro.

Confira os outros agraciados com a Medalha JK 2021 em suas respectivas categorias de homenagem:

Grande Oficial

Luiz Saraiva

Engenheiro mecânico, é presidente do STMETRO (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de São Paulo) e Diretor da Auto Viação Urubupungá Ltda.

Afrânio Kieling

Presidente da Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul) e presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Rio Grande do Sul.

Cézar Baião

Em 1994, ingressou na Wilson Sons como diretor financeiro, onde permaneceu até 2004, para, então, assumir a Presidência Executiva da empresa. Membro do Conselho de Administração da Abratec (Associação Brasileira de Terminais de Contêineres).

Daniella Gonçalves de Queiroz

Gerente executiva de Regulatório de Mineração e Infraestrutura na Vale, desde 2020. Especialista técnica de Arrendamentos da Vale, mestre em engenharia de produção na PUC - RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); e tem MBA em administração na FDC (Fundação Dom Cabral).

Arthur Maia

Deputado federal pelo segundo mandato. Bacharel e mestre em direito econômico pela UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Marcelo Sampaio

Secretário executivo do Ministério da Infraestrutura. É também membro do Conselho de Administração do GRU Airport (Aeroporto Internacional de São Paulo), presidente do Conselho Administrativo do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), membro do Conselho Curador do FGTS.

Oficial

Jaime José da Silva

Presidente da Anttur (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento), desde 2020. Sócio da transportadora Telmo Silva.

Daniel Bertolini

Formado em administração de empresas pela Universidade da Amazônia, é diretor da Transportes Bertolini Ltda., presidente do Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas no Estado do Pará e vice-presidente da Fetramaz (Federação das Empresas de Logística e Transportes da Amazônia).

Sérgio Bonelle 

Diretor da ACV-ES (Associação Comercial de Vitória) e gerente de Operações da Uniport Agência Marítima, onde ingressou em 1984.

Anie Amicci

Gerente de Mobilidade Urbana no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Ronei Glanzamann

Secretário Nacional de Aviação Civil no Ministério da Infraestrutura.

Diogo Piloni

Secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura.

Veja a íntegra da cerimônia de entrega da Medalha JK no link.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte