O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, recebeu, nesta terça-feira (20), o Troféu David Lopes de Oliveira. A homenagem, feita pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano) foi um reconhecimento da atuação da Confederação Nacional do Transporte pelo desenvolvimento da mobilidade urbana brasileira e pela parceria junto à NTU e outras entidades do segmento.

“A homenagem simboliza o reconhecimento do trabalho da CNT junto com a NTU e com as outras entidades filiadas”, disse o presidente da Confederação, Vander Costa. Para ele, atuar para desenvolver a mobilidade no país requer que se “olhe para trás, para ver o que foi feito, e se olhe para o futuro, para saber o que precisamos ser feito para ter uma melhor mobilidade urbana”. O troféu entregue ao presidente da CNT é uma réplica do primeiro ônibus a gasolina que rodou no país em 1908.

Eurico Galhardi, presidente do Conselho Diretor da NTU também falou da importância da atuação da Confederação Nacional do Transporte em conjunto com as entidades em defesa do setor. “Hoje coroamos um trabalho de cultura e educação. Participar, com a CNT, da construção da mobilidade é fazer parte do grupo de indutores do desenvolvimento do transporte no Brasil”.

A homenagem ocorreu durante o lançamento do Catálogo do Centro de Documentação e Memória da NTU. A publicação reúne imagens de todas as peças em miniatura expostas no CDMEDG (Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi), localizado na sede da entidade. O catálogo apresenta materiais bibliográficos, museológicos e arquivísticos distribuídos ao longo de 460 páginas. São 555 miniaturas de veículos de todos os tipos, 161 selos, 19 quadros, 21 louças, 44 fichas e 79 vales-transportes.

A entrega do troféu fez parte dos eventos do 33º Seminário NTU, que iniciou nesta terça (20) e termina nesta quarta-feira (21), no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF).