Nesta terça-feira (1º/7), foi aberto o tráfego no Arco Metropolitano do Rio de Janeiro em cerimônia realizada pela manhã com a presidente Dilma Rousseff e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O arco interliga as principais rodovias federais do Grande Rio, atravessando a Baixada Fluminense e contornando a cidade do Rio.

A obra vai desafogar as vias expressas de entrada e saída do Rio de Janeiro, como a Ponte Rio-Niterói, a Avenida Brasil e as linhas Vermelha e Amarela. “Não há dúvida de que o Arco abre oportunidade econômica e social para o Rio de Janeiro e Baixada”, afirmou a presidente.

O trecho inaugurado do Arco Metropolitano possui 71 km e liga a BR-040, em Duque de Caxias, até a BR-101 Sul, em Itaguaí, próximo ao porto daquele município. A construção, que integra o PAC (Programa de Aceleração de Crescimento ), também é constituída por 22 km da BR-116, entre a BR-040 e Santa Guilhermina, em Magé, e trecho já duplicado de 26 km da BR-101 Sul e 25 km da BR-493 até a BR-101 Norte, em Itaboraí, cuja obra de duplicação já foi contratada.

O ministro ressaltou que essa obra exigiu investimentos de R$ 1,9 bilhão, com participação de R$ 1,2 bilhão do governo federal, em uma parceria com o governo do Rio de Janeiro. Entre os benefícios, o ministro destaca a importância do ponto de vista do sistema produtivo, que prevê a ligação com o corredor sudeste, com a possibilidade de atender a região do Vale do Paraíba e conexão direta com o Porto de Itaguaí. “A obra terá um efeito igualmente positivo na Avenida Brasil, onde vai separar o tráfego de interesse local do tráfego de média e longa distância, o que, sem dúvida nenhuma, vai contribuir para as operações de circulação de veículos e pessoas”, afirmou Passos.

O ministro ainda enfatizou que o Arco Metropolitano integrará importantes rodovias federais, como a BR-101, a BR-116, a Dutra, a BR-040, Washington Luís, além dos trechos rodoviários das RJs 085, 093 e 111.

Segundo o governo do Rio de Janeiro, também haverá ganhos para a economia do estado, uma vez que o Arco Metropolitano tem atraído novos empreendimentos para a região. São dois mil empregos gerados com R$ 280 milhões em investimentos anunciados.

Com informações do Ministério dos Transportes