O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), documento veicular de porte obrigatório pelos motoristas, passa a ter uma versão digital. A novidade foi apresentada nessa segunda-feira (27) pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). 

O CRLVe traz todas as informações do documento impresso, além de um QR Code que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação durante uma abordagem de trânsito.

O Detran do Distrito Federal será o primeiro a oferecer aos condutores a versão digital do CRLV. A versão impressa continuará a ser utilizada. Até o dia 31 de dezembro, os Detrans de todos os estados deverão adotar a tecnologia. 


Como obter o CRLVe


O documento digital será disponibilizado no mesmo aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação digital, a CNHe. Também será possível baixar o arquivo em formato PDF, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma situação em que se exija um documento autenticado.

Para obter o CRLV digital, o proprietário do veículo deve ter pago o licenciamento do veículo de 2018. Além disso, o Detran precisa já ter aderido à tecnologia. 

Passo a passo

- Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play. O aplicativo foi criado pelo Serpro. Quem já instalou o aplicativo não precisa fazer download novamente, basta atualizá-lo.

- Efetue o cadastro de usuário no aplicativo. 

- Adicione o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo - CRV (antigo DUT).



CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2021 - Confederação Nacional do Transporte