Começou, nesta segunda-feira (15), a etapa acadêmica da Missão Internacional do Transporte – Israel 2022. Esta é a segunda vez que o Sistema CNT reúne um grupo de executivos do transporte para visitar o país. O objetivo é promover uma imersão no ecossistema de inovação israelense e abrir caminho para novas parcerias e negócios.

O Sistema contou com a curadoria de Lahav Executive Education para conceber o conteúdo do programa “Da nação startup à nação scale-up – valor por meio da inovação e dados”. Além de palestras, sempre ministradas na Universidade de Tel Aviv, a iniciativa inclui visitas técnicas e apresentação de startups de tecnologia.

Em sua fala de boas-vindas, o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, ressaltou o dever do setor transportador de sempre se manter atualizado. “A missão nos permite conhecer melhor uma cultura voltada para a inovação. Hoje, Israel é conhecida como a “Nação Startup” e isso é muito inspirador. Que os participantes aproveitem ao máximo a experiência e retornem para as suas bases com novos projetos, aptos a desenvolver o transporte brasileiro”, assinalou.

Convidado para a cerimônia, o embaixador do Brasil em Israel, Gerson Menandro, falou sobre as peculiaridades geopolíticas do Estado israelense e procurou destacar o empreendedorismo do povo hebreu. “O que eles fazem de diferente com relação a outros países?”, questionou. “A resposta são três pilares: educação; ciência e tecnologia; e inovação. Eles têm se mostrado competentes nisso e investem 4,93% de seu PIB em Conhecimento e Inovação”, completou, lembrando que o jovem país, fundado em 1948, já conta com 12 prêmios Nobel.

Também discursou, no evento de abertura, o diretor executivo da Lahav Executive Education, Udi Aharoni. “Fale, debata, discuta e colabore”, reforçou o CEO para os alunos, esclarecendo que o inconformismo, aos olhos da tradição judaica, pode ser uma qualidade. Durante o encontro, Udi Aharoni e o embaixador Gerson Menandro foram agraciados por Vander Costa com duas esculturas que simbolizam a pujança e o dinamismo do setor transportador.

Ao longo do dia, também se apresentaram os professores Uriya Shavit e Moshe Zvira, ambos da Universidade de Tel Aviv. Em seguida, foi a vez de a CEO Shlomit Steinberg-Koch fazer uma apresentação sobre a PredictaMed, empresa especializada no uso de inteligência artificial para realizar o diagnóstico de doenças raras.