Na última terça-feira (19), o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, participou de reunião virtual com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ); o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ); e representantes das entidades que compõem o Sistema S. Na oportunidade, foram expostos os impactos da medida provisória n.º 932/2020, que reduz em 50% os recursos do Sistema S por três meses e está em tramitação na Câmara dos Deputados, sob a relatoria do deputado federal Hugo Leal.

Segundo o presidente da Câmara, a matéria deve ser pautada para votação ainda no mês de maio deste ano. A CNT busca evitar que a proposta gere mais impactos negativos, além dos já sentidos nos serviços oferecidos nas áreas de saúde e qualificação profissional pelo SEST SENAT.

Já nessa quinta-feira (21), Vander Costa e o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia, Carlos da Costa, discutiram alternativas para a sustentabilidade financeira do SEST SENAT diante do atual cenário de crise e dos cortes de recursos promovidos pela MP.

Na conversa, o presidente da CNT ainda reforçou a necessidade de o governo garantir a efetivação das medidas já adotadas para a mitigação do impacto da pandemia do novo coronavírus na economia e na atividade transportadora.

O secretário reconheceu o trabalho da CNT em prol dos transportadores e disse que a pasta tem se reunido com os diversos segmentos econômicos para monitorar as ações em desenvolvimento e propor novas iniciativas.