Na manhã desta quarta-feira (4/5), foi realizada a cerimônia de lançamento da campanha do Maio Amarelo 2022, no auditório do Ministério da Infraestrutura, em Brasília. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização pra redução de acidentes de trânsito que se iniciou em 2014. O objetivo é realizar ações durante em todo o mês, para discutir o tema e difundir conhecimento a respeito de um trânsito mais seguro. Essa é a nona edição da iniciativa, idealizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Pelo segundo ano, a CNT e o SEST SENAT são os apoiadores centrais da campanha.

No trânsito, tudo o que fizermos pode salvar ou colocar uma vida em risco. Por isso, a mensagem que o Maio Amarelo 2022 quer passar é “Juntos Salvamos Vidas” e propõe uma mudança de comportamento em busca de uma vida melhor, mais justa e mais segura para todos. O Maio Amarelo 2022 busca destacar que, independentemente da profissão, juntos, todos podem salvar vidas no trânsito, diante da consciência de se fazer o certo, seguir a legislação e ser prudente seja guiando um automóvel, seja como pedestre.

Nicole Goulart, diretora executiva do SEST SENAT, representou o Sistema CNT na cerimônia e destacou que somente com respeito, responsabilidade e senso de coletividade, é possível construir um caminho mais seguro de modo a reduzir os índices de acidentalidade que o Brasil registra anualmente. “Espero que consigamos, com mais essa edição, ampliar a reflexão crítica sobre a relevância da segurança viária. É importante termos em mente que essa ação não começa nem se encerra em maio. O mês é apenas uma referência para a revitalização do discurso e das práticas em favor de uma cultura de respeito à vida. Que a mensagem do Maio Amarelo seja estendida por todo ano”, afirmou Nicole Goulart.

Em 2022, a campanha ganhou um espaço ainda maior no Sistema CNT e passou a integrar o calendário nacional de mobilizações nacionais do SEST SENAT. Entre os dias 14 e 22 de maio, os profissionais das 159 unidades operacionais estarão em centenas de pontos de todo o país, levando conscientização e orientações sobre o papel de cada um para a construção de um trânsito mais seguro. Os locais da mobilização serão divulgados em breve. Saiba mais sobre a atuação do SEST SENAT em prol da segurança no trânsito aqui.

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, afirmou que o MInfra reconhece a importância da agenda e tem trabalhado para reduzir ainda mais o número de mortos e feridos no trânsito. “O Maio Amarelo é uma campanha que, pelo nono ano, vem mostrando a importância da conscientização sobre o respeito no trânsito e os riscos que corremos nas estradas. O tema ‘Juntos salvamos vidas’ mostra a importância do trabalho em grupo. E estamos mobilizando a sociedade em torno da campanha, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada para juntos salvar vidas.”
Frederico Carneiro, secretário nacional de trânsito do Ministério da Infraestrutura, enfatizou a necessidade de colocar a vida em primeiro lugar, com respeito às regras de trânsito. “Nós, da secretaria, abraçamos esse movimento com todas as forças, porque entendemos que ele tem resultado. De 2014 para cá, desde que o movimento foi criado, a gente registra sucessivas quedas no número de mortes no país por conta de acidentes de trânsito. Ao invés de contarmos as mortes, estamos valorizando a vida. Espera-se salvar 86 mil vidas ao final da década”, afirmou Carneiro.

Durante a abertura da campanha Maio Amarelo, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, assinou a deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que regulamenta o Registro Nacional Positivo de Condutores, que vai cadastrar os condutores que não cometeram infração de trânsito nos últimos 12 meses.

Rede de apoio

Para que o tema da ação seja colocado em prática e se torne uma realidade, a participação de toda a sociedade é fundamental. Por isso, as peças da campanha estão disponíveis para empresas e instituições que queiram aderir ao movimento.

Qualquer empresa, entidade ou órgão público poderá inserir sua logomarca nas peças e utilizá-las gratuitamente.

Clique aqui para ter acesso ao material.

Veja aqui o vídeo oficial do maio Amarelo 2022.