Chris standing up holding his daughter Elva

A cidade de Toledo, localizada no oeste do Paraná, ganhou, na tarde desta terça-feira (26), uma nova unidade do SEST SENAT. Na presença de autoridades estaduais, municipais, do setor de transporte de cargas e passageiros e de diferentes representantes do setor produtivo do estado, o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, e o presidente do Conselho Regional do Paraná, coronel Sérgio Malucelli, cortaram a fita simbólica que deu início oficial à prestação de serviços na região pela nova unidade. 

Em seus discursos, os executivos frisaram que a inauguração da unidade reforça a importância da instituição para o mercado transportador. "O serviço prestado é indutor do desenvolvimento do setor, pois oferece formação profissional e cuidados com a saúde. Nossos serviços são gratuitos para os trabalhadores do transporte, e isso só é possível graças à contribuição paga pelos transportadores. Temos a responsabilidade de transformar esses recursos em resultados. E é isso que estamos fazendo. O nosso trabalho contribui para aumentar a segurança no trânsito, melhorar a eficiência do transporte e reduzir os custos operacionais das empresas", destacou Vander Costa. 

“Equipes que têm acesso facilitado à saúde em diferentes especialidades e o privilégio de poderem se atualizar em inúmeras frentes, com profissionais gabaritados, tendem a ser vencedoras. É desse processo de conquista que o SEST SENAT em Toledo quer participar, contribuindo para o bem-estar dos colaboradores e para o sucesso das empresas do setor de transporte”, frisou Coronel Malucelli. 

“O projeto vem se somar ao trabalho do município voltado à educação e à saúde do cidadão. Além disso, os recursos grandiosos disponibilizados traduzem a importância econômica que Toledo vem demonstrando para o Paraná e para o Brasil”, comemora o prefeito de Toledo, Lúcio de Marchi.

Estrutura

Com capacidade para realizar 53,8 mil atendimentos ao ano, a unidade oferece serviços de qualificação profissional e de saúde gratuitos para os trabalhadores do transporte e seus dependentes. A comunidade dos municípios do entorno também poderá usufruir dos serviços.

A nova estrutura tem 1.826,70 m2 de área construída e conta com sala de treinamento em um simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula, com capacidade para 25 alunos cada uma; e uma sala de treinamento de EaD, com capacidade para 18 alunos. Na área da saúde, a unidade possui quatro clínicas odontológicas, uma de fisioterapia, uma de nutrição e uma de psicologia. Tudo isso para proporcionar mais qualidade de vida aos trabalhadores do transporte.

A cidade de Toledo figura como uma das principais regiões econômicas do estado, tendo setores do agronegócio e remédios com um grande destaque. “Recentemente, entrou na rota de voos diretos para a capital, o que reforça a sua importância. Para o setor de transporte, essa é uma cidade pulsante e próspera. Ampliar os serviços do SEST SENAT nesta região vai contribuir com a capacitação e a oferta de qualidade de vida para seus moradores e trabalhadores do transporte”, ressalta Malucelli. 

Hoje, são nove unidades no Paraná e, até o final deste ano, serão 11. Em dezembro, será inaugurada uma nova unidade em Umuarama. No início deste ano, foi inaugurada Maringá; e outras cidades estão na lista de expansão. 

Atualmente, no estado, são realizados, em média, 385 mil atendimentos ao ano. Com a ampliação da rede, estima-se que a capacidade operacional chegue a 500 mil atendimentos anualmente. Ao todo, o estado do Paraná deve receber investimentos na ordem de R$ 120 milhões provenientes da construção, ampliação e reestruturação das unidades do SEST SENAT. 


Expansão 

A inauguração da unidade de Toledo integra o plano de expansão do SEST SENAT em todo o Brasil. Desde 2017, outras 20 unidades já foram inauguradas: Porto Ferreira (SP), Paragominas (PA), Duque de Caxias (RJ), Limeira (SP), Mossoró (RN), Picos (PI), Carazinho (RS), Teotônio Vilela (AL), Serra Talhada (PE), Lages (SC), Sobral (CE), Itumbiara (GO), Guarujá (SP), Maringá (PR), Vilhena (RO), Ourinhos (SP) e Votuporanga (SP), Serra (ES), João Câmara (RN) e Concórdia (SC). 


Homenagem 

A unidade de Toledo homenageia Luiz Bombonatto. Ele nasceu em 25 de março de 1919, em Soledade (RS). No ano de 1938 e 1939, serviu no 4º Regimento de Cavalaria do Exército Brasileiro na cidade de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. Após servir o exército e retornar a sua terra natal, iniciou a vida profissional como moinheiro em Itapuca, 5º Distrito de Soledade. Lá, conheceu sua esposa, Elvira Bottan, com quem se casou e teve dez filhos.

No ano de 1960, comprou um caminhão Chevrolet e começou a fazer viagens para o Paraná, especialmente para a cidade de Pato Branco, onde carregava madeiras de pinho para transportar ao Rio Grande do Sul.

Com visão de um futuro melhor para sua família, em março de 1965, embarcou no Chevrolet com a esposa e os filhos, tendo como destino a cidade de Toledo no Paraná. Durante sua vida profissional, muitas atividades foram exercidas no setor de transporte e do comércio: transporte de carga frigorífica, de carga líquida a granel, carga sólida a granel, cargas de encomendas fracionadas e depósito de materiais de construção.

Em 28 de abril de 1970, fundou a Transportadora Bombonatto Ltda., em atividade até os dias de hoje pelos seus sucessores, em que prestou, ao longo de quase 50 anos, relevantes serviços para o desenvolvimento de Toledo e região.

Luiz Bombonatto participou ativamente das reuniões que deram início ao movimento para a fundação do Sintratol - Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Toledo, sendo a Transportadora Bombonatto sócia-fundadora do Sintratol. No dia 3 de junho de 2005, faleceu aos 86 anos de idade em razão de um atropelamento por moto.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte