Foi realizada, nesta quarta-feira (18), a cerimônia de formatura da quarta turma da Certificação Internacional Aviation Management. Voltada para executivos e gestores do transporte aéreo, o curso é promovido pelo SEST SENAT, coordenado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e ministrado pela ERAU (Embry-Riddle Aeronautical University), a mais tradicional escola de aviação do mundo. Os 29 formandos da quarta turma se juntam a outros 90 profissionais do setor que já concluíram a certificação, entre executivos, gerentes e pilotos.

Em sua fala, o presidente do Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, destacou que os alunos se formaram em um momento no qual as empresas precisam de novas soluções. "A pandemia acelerou transformações e exige das empresas adequações para novas demandas e desafios. É por isso que o transporte vem investindo nos seus líderes, para que o segmento possa estar à frente do crescimento do país. Em um ano com tantas dificuldades, os projetos desenvolvidos em sala de aula contribuirão para o desenvolvimento do setor de transporte.”

O chanceler da Embry-Riddle, John R. Watret, destacou a palavra resiliência em um ano com tantas dificuldades. "O ano de 2020 trouxe desafios; e a resiliência e a dedicação mostraram a ética do trabalho feito. São relacionamentos que continuarão no futuro. Nos 14 meses, o curso foi concluído com sucesso e traz um grande ganho para as companhias aéreas. Os formandos estão preparados para os desafios que estão por vir.”

"Hoje, se exigem das empresas inovações até então desconhecidas. Esperamos muito dos alunos, pois o curso oferece o que existe de melhor em termos de formação. Esse conhecimento será transformado, nas empresas, em inovações e novos processos", afirmou o diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes.

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), destaca a parceria com a CNT, o SEST SENAT e o ITL para propiciar a capacitação avançada para o setor. "Os formandos mostram que hoje temos um alinhamento com o que existe de melhor no campo internacional. Os trabalhos apresentados mostram que estamos no caminho da segurança e do profissionalismo.”

O conteúdo da Certificação Internacional Aviation Management está voltado à aplicabilidade nas empresas. O certificado entregue aos alunos é emitido nos moldes oficiais do Departamento de Educação Profissional da Universidade. Devido às certificações, às acreditações e ao reconhecimento da ERAU, essa certificação tem reconhecimento internacional no setor aéreo.

Também participaram da cerimônia de conclusão do curso o diretor-adjunto do SEST SENAT, Vinícius Ladeira, e o diretor-executivo da ERAU para as Américas Central e do Sul, Israel Treptow.

Devido à pandemia da covid-19, a solenidade de formatura das turmas, que normalmente ocorre no campus da Embry-Riddle em Daytona Beach, Flórida, EUA, aconteceu no SEST SENAT de Santo André (SP) e teve sua transmissão online.