Chris standing up holding his daughter Elva

A CIT (Câmara Internacional da Indústria de Transportes) e a UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) firmaram uma parceria, promovida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), para capacitar coordenadores nacionais de trânsito em fronteiras.

O curso Contreti (Coordenadores Nacionais de Facilitação do Comércio) tem o objetivo de formar profissionais que possam contribuir com o desenvolvimento empresarial, industrial, comercial e, sobretudo, humano na construção do conhecimento regional em relação às questões de facilitação do comércio nas fronteiras regionais e internacionais.

Para isso, a capacitação conta com quatro grandes temas:

  • Implementar o AFC (Acordo de Facilitação do Comércio), da OMC, especificamente o artigo 11, reforçando e aprimorando o conhecimento dos participantes sobre as disposições do acordo relacionadas ao trânsito.
  • Sensibilizar quanto ao papel de coordenador nacional de trânsito para fazer funcionar a liberdade de trânsito, facilitando a colaboração e comunicação entre países vizinhos.
  • Promover o cumprimento dos instrumentos internacionais sobre comércio e trânsito pelos países-membros, aumentando a compreensão dos participantes sobre os benefícios desses acordos e as ferramentas práticas para facilitar o comércio.
  • Promover a cooperação regional para obter o máximo benefício da implementação de medidas de facilitação de comércio.

Facilitação de comércio

O principal assunto do curso é o AFC (Acordo de Facilitação de Comércio), estabelecido pelos Estados-membros da Organização Mundial de Comércio e adotado pela entidade desde 2013. Ele dispõe de várias diretrizes para contribuir com a reestruturação de procedimentos aduaneiros, com o intuito de descomplicar o trânsito de bens entre os países.

Ao concluir o curso, os alunos poderão auxiliar a disseminá-lo pelas alfândegas mundo afora. A capacitação vai permitir aos alunos conhecer mais detalhadamente o acordo, principalmente seu artigo 11, para promover a modernização dos processos alfandegários. Assim, poderá diminuir tempo e custos nas operações de exportação e importação, estimulando mudanças que aumentem a competitividade do mercado.

Isso tudo será disponibilizado em conteúdos para estudo, além de exercícios em grupo, testes e webinars com especialistas internacionais. Ao fim do curso, o participante sairá com a certificação de Coordenador Nacional de Facilitação de Comércio. Tudo isso de graça!

Como o curso vai funcionar

– Modalidade: a distância, pela plataforma de e-learning UNCTAD/ONU.

– Língua: espanhola.

– Duração: 6 semanas.

– Acesso a conteúdo teórico em módulo de formação autodidata.

– Testes e exames.

– Exercícios de grupo.

– Pelo menos dois webinars organizados com especialistas internacionais.

Inscreva-se

Ficou interessado? Sua instituição ou empresa participa da Rede de Transporte Internacional (RTI) da CIT? Mande e-mail para certificate@cit-international.org com seus dados de contato e peça mais informações. O prazo para a seleção é 30 de setembro.

Você não vai querer perder a oportunidade de:

– Sair com uma certificação internacional da CIT e da ONU com o título de Coordenador Nacional de Facilitação Comercial.

– Participar de uma capacitação que promove o intercâmbio cultural nas fronteiras.

– Otimizar o tráfego comercial nas fronteiras.

– Padronizar os procedimentos em todo o supply chain da RTI.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte