A CNT (Confederação Nacional do Transporte) lamenta profundamente o falecimento de Newton Jerônimo Gibson Duarte, aos 88 anos de idade, ocorrido neste domingo (6), em Recife (PE).

Gibson foi um incansável batalhador e personalidade de extrema relevância na defesa do desenvolvimento do transporte no Brasil por mais de 40 anos.

Ele iniciou suas atividades classistas em 1977 e, desde então, esteve à frente de diversas entidades representativas do transporte. Foi, entre outros, vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte, presidente da ABTC (Associação Brasileira de Logística e Transporte e Cargas) e presidente da Fetracan (Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste).

Presidiu, ainda, o Conselho Regional do Nordeste III do SEST SENAT, quando foram inauguradas as unidades operacionais de Maceió e Arapiraca, em Alagoas, e de Recife, Petrolina, Caruaru e Cabo de Santo Agostinho, no estado de Pernambuco.

Também exerceu as funções de juiz classista e desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

Em 2013, a CNT o homenageou com a maior honraria da Medalha JK, o grau Crã-Cruz, como um reconhecimento por seu trabalho em prol da atividade transportadora.

O velório ocorrerá neste domingo (6), a partir das 16h, no cemitério Morada da Paz. Em seguida, ocorrerá o sepultamento no mesmo local.