A mais nova edição do boletim Economia em Foco, da CNT, mostra que, em 2019, o investimento em infraestrutura de transporte promovido pelo governo federal correspondeu a apenas 0,14% do PIB do país, o menor percentual registrado nos últimos 12 anos. Publicado nesta quarta-feira (25), o documento revela que, com o resultado, o indicador se mantém em uma trajetória de queda praticamente contínua desde 2011, após registrar um pico de 0,40% no ano anterior.

Confira a íntegra do boletim Economia em Foco

De acordo com o boletim, as maiores quedas de investimento no período foram registradas nos modais rodoviário e aquaviário. No caso do ferroviário, a trajetória de queda desse investimento se deu a partir de 2015. Já no transporte aéreo, houve redução entre 2015 e 2017, voltando a subir a partir de 2018.

A publicação destaca que o programa de concessões para atração de investimentos privados em infraestrutura de transporte é fundamental para o desenvolvimento do setor. Além disso, afirma que o governo federal deve continuar nessa linha pelos próximos anos. Entretanto, ressalva que a redução dos investimentos públicos a valores mínimos históricos compromete os resultados. “O caminho mais pragmático e eficiente para superar as restrições de infraestrutura do país é a combinação integrada e complementar dos investimentos públicos e privados.”