Resumo da notícia

Trabalhos concorrerão ao Grande Prêmio (R$ 60 mil) e às premiações por categoria (R$ 35 mil).

Reportagens e fotografias podem ser inscritas até 5 de agosto, às 18h.

Atenção, profissionais de imprensa! Estão abertas as inscrições para uma das principais premiações do país. Em seu 26º ano, o Prêmio CNT de Jornalismo reafirma a missão de homenagear os repórteres e fotógrafos que valorizam o setor de transporte. Os melhores trabalhos concorrerão ao Grande Prêmio (R$ 60 mil) e às premiações por categoria (R$ 35 mil cada). Serão avaliadas as obras veiculadas entre 7 de agosto de 2018 e 5 de agosto de 2019. A data-limite para realizar o cadastro é 5 de agosto, até as 18h, pelo site: www.premiocnt.cnt.org.br

As pautas deverão abordar aspectos do transporte, seja ele rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aéreo – nas áreas de passageiros ou cargas. As matérias devem se enquadrar em uma das seguintes categorias: Impresso, Internet, Televisão, Rádio, Fotografia, Meio Ambiente e Transporte. Em 2018, foram realizadas 299 inscrições. O Grande Prêmio foi para a série de reportagens de Helton Setta e equipe, da Rede Globo, sobre a tecnologia dos veículos elétricos e suas vantagens para o meio ambiente.

Ideias para pautas podem ser encontradas nos próprios trabalhos da CNT e do SEST SENAT. As entidades produzem estudos, promovem ações e dispõem de redes sociais alimentadas diariamente. A seleção dos melhores trabalhos será feita, inicialmente, por uma comissão de pré-selecionadores, professores universitários.

Depois, os trabalhos finalistas serão escolhidos por uma comissão formada por cinco jornalistas que atuam na mídia atualmente. Eles atribuirão notas de acordo com cinco critérios (veja abaixo), sendo que a relevância para o setor de transporte e o transportador e a qualidade editorial têm maior peso. A divulgação dos vencedores ocorrerá em novembro. Como tradicionalmente ocorre, uma grande festa brindará todos os premiados.

Para lembrar

- As inscrições devem ser feitas até 5 de agosto, às 18h, pelo site www.premiocnt.cnt.orb.br

Impresso, Internet, Televisão, Rádio, Fotografia, Meio Ambiente e Transporte

Critérios de julgamento