Chris standing up holding his daughter Elva

Programas internacionais de frete verde, emissões de veículos pesados, eficiência energética, capacitação de motoristas, sistemas de propulsão eficiente e ações sustentáveis aplicadas na última milha. Esses são alguns temas que serão apresentados e debatidos durante o Workshop Internacional sobre Iniciativas de Frete Verde, que começa nesta segunda-feira (18), às 8h30, na sede da Confederação Nacional do Transporte, em Brasília. O evento – que segue até a quarta-feira (20) – está sendo promovido pela CNT e pelo SEST SENAT. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo endereço: freteverde.sestsenat.org.br. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal da CNT no YouTube

O frete verde é um transporte realizado com eficiência energética e com a menor emissão de poluentes possível. O foco dos painéis do Workshop será na implementação de práticas sustentáveis como verificação de tecnologias limpas, treinamento e capacitação de motoristas a partir de experiências do Brasil, da Alemanha, dos Estados Unidos, do Canadá, do Peru, do Chile, entre outros países. Com isso, espera-se ajudar empresas do setor de transporte a reduzir custos, o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

O evento é resultado de um acordo internacional firmado pela CNT e pelo SEST SENAT com o NRCan (Natural Resources Canada, o Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e o ICCT (International Council on Clean Transportation, o Conselho Internacional de Transporte Limpo). Também apoia o workshop a EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos).  No âmbito do acordo de cooperação, há iniciativas para reduzir o impacto da atividade transportadora, como a oferta de cursos com certificação internacional, que já estão sendo ofertados pelo SEST SENAT. 

Conheça alguns dos cases que serão apresentados durante o evento:

  • Jens Giersdorf, do Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Jens é diretor do Projeto PROMOBe e abordará Sistemas de Propulsão Eficiente no Brasil e ações sustentáveis aplicadas na última milha de transporte.  
  • Nuno Miguel Pinto é gestor de marketing, produtos e serviços B2C da EDP Smart. Ele falará em nome da Aliança da Descarbonização do Transporte que lidera ações com países, empresas e cidades em prol da redução das emissões do transporte até 2050.
  • Julio Velázquez, gerente de Fadeeac (Federação Argentina de Entidades Empresariais do Autotransporte de Carga apresentará o Programa Argentino de Iniciativa Privada Rango Verde e as suas ações de tecnologias veiculares, capacitação de motoristas e indicadores relacionados à saúde humana.
  • Rachel Muncrief, vice-diretora do Conselho Internacional do Transporte Limpo, abordará dados globais do setor internacional do frete, emissões de veículos pesados, eficiência energética, tendências e oportunidades para a descarbonização do frete.
  • John Koupal, especialista em emissões e engenheiro principal do Eastern Research Group, fará uma avaliação do frete de hoje, compartilhará as melhores práticas e lições do Programa Nacional de Frete Verde do Chile.
  • Julio Villalobos Contreras, diretor do Centro de Transporte de Logística da Universidade Andrés Bello, apresentará a experiência de engajamento das frentes técnicas, políticas e financeiras para auxiliar o governo do Chile a lançar um programa nacional de transporte sustentável, chamado GiroLimpio.
  • Rodrigo Otavio Amorim dos Santos, secretário-executivo adjunto do Ministério da Infraestrutura, apresentará as ações da pasta frente no âmbito do Programa Sustentável do Transporte no Brasil.

SERVIÇO

Workshop Internacional sobre Iniciativas de Frete Verde – Compartilhando, aprendendo e co-criando para um ecossistema sustentável 

Quando: 18 a 20 de novembro

Onde: Sede da CNT (SAUS QD. 1 Bloco J – Ed. Clésio Andrade, sede da CNT)

Inscrições e programação completa: https://freteverde.sestsenat.org.br/ 



Assessoria de Imprensa da CNT e do SEST SENAT

(61) 3315-7140/7247/7142

imprensa@cnt.org.br

imprensa@sestsenat.org.br

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte