Segundo dados preliminares do Ministério da Saúde, 1.020.659 trabalhadores do transporte foram vacinados durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, encerrada na terça-feira (30/6). A inclusão desses profissionais entre o público prioritário se deu após solicitação da CNT e do SEST SENAT ao Poder Executivo.

Caminhoneiros autônomos, motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas, motoristas do transporte rodoviário interestadual de passageiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano de passageiros e trabalhadores portuários foram beneficiados pela mobilização. A etapa voltada para essas categorias começou em 16 de abril e ofertou, ao todo, 2,7 milhões de doses.

A campanha continua e, desta vez, será estendida para toda a população, que deve se dirigir aos postos de saúde. A vacina da gripe protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Ela não tem eficácia contra o novo coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a covid-19, já que os sintomas são parecidos.