Chris standing up holding his daughter Elva

?Carro mamífero 

Um carro com patas. Essa é a novidade apresentada pela Hyundai na CES 2019 (Consumer Electronic Show), maior feira de tecnologia do mundo. O nome do brinquedo é Elevate e foi concebido sobre uma plataforma modular para carros elétricos, que pode ser tanto um automóvel comum ou andar como um mamífero, reproduzindo quatro pernas articuladas independentes. Além disso, o “brinquedo” pode ser útil no tráfego em terrenos acidentados e em escaladas em paredes, e também pode ajudar na mobilidade de deficientes, nivelando-se a alturas específicas para evitar escadas.

?

Asas inovadoras

A Boeing trabalha no desenvolvimento de um novo modelo de asas que reduz o consumo de combustível ao mesmo tempo em que aumenta a velocidade média das aeronaves, diminuindo o tempo das viagens. A asa Transonic Truss-Braced Wing tem formato de treliça, com um segmento superior e outro inferior. Um avião que possui esse equipamento poderia voar a 980 km/h em voo de cruzeiro, entrando na velocidade transônica, superior à dos voos comerciais atuais (entre 800 km/h e 900 km/h). O projeto ainda está em fase de pesquisa, e a ideia é operar modelos com essa asa a partir de 2030.

boeing-transonic-2.jpg
Crédito Boeing
 

Chassi skate  

A Volkswagen vem trabalhando em um “chassi skate” projetado exclusivamente para veículos elétricos. O MEB, servirá como base para a produção de 50 modelos diferente além de ser uma plataforma para motor a combustão adaptada de forma a acomodar baterias. A montadora espera fornecer o chassi a várias montadoras. O chassi ainda estará unido a uma unidade de controle eletrônico que conecta o carro à Automotive Cloud, plataforma de computação em nuvem criada pela Volkswagen em parceria com a Microsoft, que permitirá que carros “conversem” uns com os outros.

Divulgação Volks site.jpg
Crédito Volkswagen

3D para design de veículos

A montadora Ford está empregando uma ferramenta de realidade virtual em 3D que projeta carros por meio de gestos a partir de rastreadores de movimentos e óculos especiais. Sem utilizar caneta e papel o método revoluciona o trabalho dos estúdios de design reduzindo tempo de desenvolvimento dos veículos. O design começa com um esboço 2D, que depois é digitalizado e transformado em modelo 3D por um software de design auxiliado por computador. Esse modelo então é transferido a um ambiente de realidade virtual para análise da viabilidade. Com a tecnologia os projetistas podem criar o veículo em torno do motorista, girando e visualizando o design 3D em qualquer ângulo e tamanho.

?divulgação Ford.jpg

Crédito Ford

Navios autônomos 

A fabricante de carros Rolls-Royce e a Intel deram início a uma parceria que tem como objetivo acelerar os estudos para a criação de navios autônomos que não necessitem nem mesmo de um comandante presencial para o deslocamento. Em 2018, a Rolls- Royce, havia lançado um sistema de inteligência para embarcações composto por uma rede de câmeras, radares e um outro que ajusta propriedades de luz refletida para calcular distâncias, que é capaz de escaneiar obstáculos, como outra embarcação e emite alertas de segurança para a tripulação. A parceria com a Intel, fará com a Rolls-Royce tenha acesso a um hardware mais potente. A empresa pretende lançar veículos oceânicos até 2025.

?rolls-royce-intel-navio-autonomo Crédito B9.jpg Crédito Rolls- Royce



CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte