Chris standing up holding his daughter Elva
Não basta ter um bom produto ou uma grande inovação, é preciso saber vendê-los. Nesta quinta-feira (21), segundo dia do evento do Conecta – Impulso a Startups, realizado em Belo Horizonte (MG), CEOs e gestores das 50 startups selecionadas para a primeira fase do programa participaram de workshops e palestras. As atividades abordaram estratégias de comunicação para apresentações de projetos voltadas a bancas, gestores e, principalmente, investidores. 

No workshop Pitch e Comunicação, questões como estímulos dos canais de comunicação, neurolinguística, a melhor forma de apresentar seu projeto, como falar em público, metodologia para vender sua ideia e envolvimento com o produto e o público fizeram parte dos temas trabalhados. São informações que podem contribuir para que as startups promovam seus negócios e consigam obter os recursos desejados para o seu desenvolvimento. 

“A gente pode ver que as pessoas têm soluções incríveis, mas, às vezes, não conseguem apresentar da maneira correta", diz a consultora de comunicação Mariana Godinho. Ela explica que é fundamental compreender o que o outro quer a fim de envolver e conquistar a pessoa, que pode ser, por exemplo, um cliente ou um investidor. "O mundo corporativo exige muitas competências técnicas e comportamentais. Não adianta eu ser um excelente profissional se eu não consigo me vender. E isso pode ser melhorado por meio da comunicação, para que as pessoas possam confiar em mim e queiram se conectar comigo mais vezes", explicou. Segundo a consultora, para um bom pitch (apresentação de negócios), “é preciso ter metodologia e seguir uma lógica na exposição, que aborde, por exemplo, o gancho e o modelo do negócio, o tipo do produto e em qual mercado a empresa pretende atuar”.

Para Márcio Nigro, CEO da Wiimove, startup voltada ao transporte urbano, o workshop apresentou lições práticas que serão úteis para as próximas apresentações para investidores e gestores. "Do storytelling aos canais para formar uma comunicação eficiente, passando pelo rapport, que é a sintonia e a empatia com outra pessoa, a apresentação trouxe lições que trarão ainda mais valor para os nossos caminhos", disse.   
  
Já Igor Fonseca, CEO da A.I.M, plataforma digital que conecta usuários às vias de transporte, ressaltou que foi possível conhecer ferramentas e metodologias novas para futuras apresentações. "Como engenheiro, eu tenho formação muito técnica e é natural focar as exposições nesse aspecto. Esse tipo de evento nos ajuda a identificar a melhor forma de repassar uma mensagem. Não é só falar bem, também é preciso estruturar a melhor forma de passar a mensagem para a audiência", concluiu.

Clique aqui e acesse o site do Conecta para saber mais sobre o programa de impulso a startups, desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em conjunto com o BMG UpTech. 


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