Chris standing up holding his daughter Elva
Para ampliar a oferta de cursos de qualificação e promover mais qualidade de vida aos profissionais do setor aéreo e seus dependentes, o SEST SENAT e a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) assinaram, nesta quarta-feira (4), em Brasília, um protocolo de intenções.

O documento estabelece as diretrizes para a ampliação da oferta de serviços de capacitação profissional e de saúde e bem-estar direcionados aos trabalhadores de empresas associadas à Abear e aos seus familiares, como já acontece nos demais modais do transporte.

De acordo com o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Clésio Andrade, a presença do setor aéreo na Confederação valoriza e fortalece o transporte no Brasil. “O setor aéreo trouxe inovação, principalmente na área de qualificação. Agora, com a assinatura desse protocolo, vamos atender, de maneira mais eficaz, os trabalhadores que atuam nesse segmento do transporte.”

Para Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, a parceria é revolucionária. “O que construímos aqui, hoje, muda a vida cotidiana de 60 mil pessoas que trabalham diretamente na aviação, além dos seus familiares. Se pensarmos no todo, estamos falando de um universo de quase 250 mil pessoas que passam a ter acesso a um conjunto de benefícios absolutamente tangíveis para a qualidade de vida delas, como atendimentos de saúde de primeiríssima qualidade e atividades de esporte, lazer e cultura. Isso muda a vida dessas pessoas”, diz ele.

Sanovicz também destaca a importância da parceria com o SEST SENAT para o desenvolvimento profissional desses trabalhadores. “Eles passam a ter acesso a uma estrutura de capacitação profissional. Isso é muito importante porque a aviação, antes de qualquer coisa, é qualidade no atendimento às pessoas em terra e a bordo. Nossos profissionais precisam estar preparados para oferecer os melhores serviços.”

O protocolo assinado vai integrar os programas CapacitAR e Bem-estAR, da Abear. O SEST SENAT oferece atualmente 39 cursos presenciais e a distância voltados especificamente para a capacitação dos profissionais do setor aéreo, além de outros 600 relacionados à atividade transportadora que também estão disponíveis para esses trabalhadores. Também deve ser ampliada a oferta de bolsas de pós-graduação para gestores das empresas em parceria com a FDC (Fundação Dom Cabral) e com a Embry-Riddle Aeronautical University, dentro do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, promovido pelo SEST SENAT e coordenado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística).

No programa Bem-estAR, os empregados das companhias aéreas e seus dependentes passam a ter acesso aos atendimentos de saúde oferecidos pelo SEST SENAT nas especialidades de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição, além de toda a estrutura para a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer.

Entre os participantes da reunião, também estavam os presidentes das quatro companhias aéreas que integram a Abear: Frederico Pedreira, presidente da Avianca; José Mario Caprioli, presidente-executivo da holding Azul S.A.; Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da GOL; e Jerome Paul Cadier, presidente da Latam.
CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte