?A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) proibiu nessa quarta-feira (13) o uso das aeronaves 737 MAX 8, da Boeing. A decisão da agência brasileira tem como base a decisão também tomada pela FAA (Autoridade Federal de Aviação) que suspendeu os voos com a aeronave do mesmo modelo nos Estados Unidos.

A medida vale tanto para o modelo 8 quanto para o 9, ambos produzidos pela empresa americana.A suspensão da operação com as aeronaves é em decorrência de dois acidentes, um na Etiópia no último fim de semana, que deixou 157 vítimas fatais, e outro na Indonésia, ocorrido em outubro de 2018, com 189 mortes. “Devido à similaridade dos dois acidentes, decidiu-se como medida preventiva que todas as operações comerciais utilizando a aeronave Boeing 737-8 com marcas brasileiras devem ser paralisadas até que as medidas de segurança apropriadas sejam tomadas”, diz nota oficial da Anac.

A própria Boeing já havia solicitado que a FAA aconselhasse ao mundo inteiro a interrupção dos voos com o 737 Max, e não apenas aos EUA. Fábio Campos, diretor-executivo da Embry-Riddle para a Américas Central e do Sul e piloto, explica que o avião foi montado em uma plataforma antiga, mas com novidades que o tornam mais eficiente. “ O 737 já existe há décadas e o Max é o modelo mais novo que veio com algumas melhorias. O motor é diferente e queima menos combustível, só que ele está localizado em uma posição mais à frente da aeronave.”

Campos explica que isso pode tender a trazer o nariz da aeronave para cima, gerando uma situação de “Estol”, ou perda de sustentação. Para corrigir esse problema, foi colocado um software, que comanda e estabiliza o nariz da aeronave. "Não é usual cessarem operações de uma frota de aeronave antes de comprobações técnicas de problemas tais como esse, ainda mais quando existem procedimentos que podem ser executados pela tripulação em tal cenário, evitando o resultado indesejado. Deve-se concluir a investigação da forma mais acelerada possível, pois existe uma frtoa de 370 aviões desse modelo no mundo que não podem voar."

No Brasil, apenas a GOL utilizava o modelo. A companhia suspendeu o uso das aeronaves na última segunda-feira (11). A empresa matinha sete aeronaves 737 Max 8 que operavam em rotas para os Estados Unidos, América do Sul e Caribe. Em nota a companhia aérea brasileira cita que “sendo segurança o valor número um da GOL, a companhia informa que por liberalidade, suspenderá temporariamente as operações comerciais das suas aeronaves 737 Max 8". O Boeing faz parte da recente expansão internacional da empresa, que conta com 135 encomendas dos modelos Max 8 e 10. Em todo o mundo, desde segunda-feira, mais de 40 países vetaram as operações com o Boeing, incluindo China, Índia e todos os integrantes da União Europeia.

Na última segunda-feira (11), o Procon-SP já havia pedido a suspensão imediata dos voos 737 MAX 8 da GOL. A companhia informou que passageiros com viagens previstas nas aeronaves serão comunicados e reacomodados em outros voos. Para mais informações, a empresa disponibiliza um telefone de atendimento: 0800 704 0465.