Chris standing up holding his daughter Elva
O Porto de Vitória (ES) está operando, desde o início do mês, com o primeiro sistema de controle de tráfego marítimo do país. O VTMIS (sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information System) foi oficialmente inaugurado no dia 4 de setembro.

O VTMIS é composto por um avançado e complexo grupo de equipamentos que fornece informações de segurança da navegação, condições meteorológicas e controle sobre toda área de fundeio (local onde as embarcações lançam âncora), canal de acesso, bacia de manobra e terminais portuários. A expectativa é que a tecnologia melhore a segurança e a eficiência do tráfego de embarcações, além de proporcionar maior rapidez no fluxo de cargas.

O sistema opera com dois radares, localizados nos Morros do Moreno e de Atalaia, Vila Velha (ES). Eles monitoram a navegação na barra, incluindo o canal de acesso ao Porto de Vitória, além dos Portos de Tubarão e de Praia Mole.

Segundo o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o governo federal investiu R$ 22,9 milhões no VTMIS.


Como funciona o VTMIS


O VTMIS é um sistema de auxílio eletrônico à navegação que gerencia uma série de dados. Ele integra um grande volume de informações provenientes de dispositivos e sensores.

Com isso, ajuda a melhorar a eficiência na movimentação de cargas, a utilização dos recursos da infraestrutura dos portos e a organização do tráfego aquaviário. Dessa forma, pode ampliar a segurança da navegação e da vida humana no mar e, também, proteger o meio ambiente nas áreas onde há intensa movimentação de embarcações ou riscos de acidentes em grandes proporções.

O sistema é composto por radares que possibilitam o rastreamento de embarcações; AIS (Automatic Identification System), que equipa os navios de grande porte; CFTV dotado de câmeras de longo alcance e visão noturna; sensores meteorológicos e hidrológicos; comunicações VHF; e um Centro de Controle Operacional (CCO-VTMIS) para o qual convergem todas as informações capturadas por meio dos sensores remotos.

O Centro de Controle deve estar localizado em área estratégica do porto, no qual operadores habilitados possam analisar o tráfego aquaviário.


Com informações da Codesa e do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil 

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte