Chris standing up holding his daughter Elva
O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil autorizou a licitação de uma área de 24 mil metros quadrados no polo de granéis líquidos do Complexo Industrial Portuário de Suape (PE). A área era ocupada pela Copagás e será destinada ao envase e à distribuição de gás liquefeito de petróleo ou gás de cozinha. Após o vencimento do contrato, o porto desenvolveu estudos de viabilidade e solicitou ao Poder Executivo a autorização para uma nova licitação.

O porto marcou uma audiência pública para o dia 30 de novembro, na sua sede administrativa, em Ipojuca (PE). A estimativa de investimento é de R$ 66,3 milhões, com prazo de outorga ou tempo do contrato de 15 anos. O vencedor será escolhido pelo critério de oferta de maior valor. A empresa ficará responsável pela ampliação e pelo desenvolvimento da infraestrutura, de benfeitorias ou substituições necessárias e das manutenções na infraestrutura existente.

Quem vencer também vai assumir o valor do estudo do projeto de R$ 24,4 milhões, pagos ao Complexo de Suape no decorrer dos 15 anos. Também assumirá o compromisso de ter um desempenho mínimo de 60 mil toneladas/ano, considerando os segmentos domiciliar, granel e de outros envasados. A expectativa é que a licitação seja realizada em janeiro de 2018.

Segundo informações do porto, Suape opera 24% do consumo nacional de gás de cozinha, atendendo outros Estados do Nordeste. Ainda de acordo com a administração do complexo, atualmente, Suape distribui 655 mil toneladas de GLP por ano, e somente Pernambuco consome 310 mil toneladas/ano. O porto ocupa o primeiro lugar na movimentação desses materiais entre todos os terminais do país, com 17,3 milhões de toneladas transportadas em 2016.

Com informações do porto de Suape

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte