Chris standing up holding his daughter Elva

Mais um crime voltou a assolar o transporte aquaviário no estado do Amazonas. Na última sexta-feira (25), piratas assaltaram uma balsa de transporte de combustíveis, na Ilha do Marapatá, no Rio Negro, Distrito Industrial de Manaus. O ataque violento culminou na morte de um marinheiro fluvial, de 64 anos. Um segurança também foi ferido, após ser baleado. Em nota, o Sindarma (Sindicato das Empresas de Navegação no Estado do Amazonas), lamenta o ocorrido e salienta que é preciso ações de segurança pública nos rios que banham a região amazônica. De acordo com a entidade, os furtos e os roubos de cargas são os principais problemas enfrentados no transporte aquaviário nos rios dos estados do Amazonas, Pará e Rondônia. Os combustíveis são o principal alvo das quadrilhas que ainda roubam motores e outros equipamentos, pertences de tripulantes e de passageiros.

?Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, mostram que em 2016 e 2017, foram 28 ocorrências registradas de ações de piratas nos rios do estado. Em 2018, números do Sindarma avaliavam que o prejuízo anual com o roubo de combustíveis nos rios do Amazonas, chegava a R$ 100 milhões por ano. A Agência CNT de Notícias denunciou, em novembro de 2016, os prejuízos aos transportadores devido a esse tipo de crime. 

Acompanhe aqui as reportagens. ?O alerta também foi feito em duas reportagens da revista CNT Transporte Atual: “Piratas do Norte” (edição 254) e Falta polícia, mas sobram ?piratas?”, da edição 267 da revista. Em 2017, a reportagem vencedora da categoria Impresso, do Prêmio CNT de Jornalismo, também abordava o assunto. Veja aqui http://www.cnt.org.br/imprensa/noticia/cnt-premia-melhores-reportagens-sobre-transporte






CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte