Chris standing up holding his daughter Elva
Cobradores de ônibus das cidades de Maceió (AL) e de Manaus (AM) já podem se inscrever para participar do projeto Qualificação Profissional para Cobrador no Transporte Coletivo de Passageiros, promovido pelo SEST SENAT. As inscrições abriram nesta terça-feira (19) e poderão ser realizadas até a 0h do dia 3 de agosto.

Além de Maceió e de Manaus, o projeto já é desenvolvido em cinco Unidades Operacionais: Curitiba, Belo Horizonte (Jardim Vitória), Fortaleza, Rio de Janeiro (Deodoro) e São Paulo (Vila Jaguara). A iniciativa tem o objetivo de capacitar 1.500 profissionais. 

A iniciativa capacitará os trabalhadores, gratuitamente, para que possam atuar como motoristas profissionais. Por isso, será concedida a mudança da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da categoria B para a D, além de ofertar os cursos Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros (Resolução nº 168/2004 do Contran) – que é necessário para o exercício da profissão de motorista do transporte coletivo de passageiros – e também o curso de Aperfeiçoamento de Motorista para o Transporte de Passageiros, realizado com prática no Simulador de Direção do SEST SENAT.

Como participar?


Entre as exigências para participar do projeto, estão as seguintes: o candidato deverá comprovar vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus; possuir CPF; e enquadrar-se nas regras do Contran quanto aos requisitos de tempo de CNH para realizar a mudança de categoria.

Além disso, a regularidade do cadastro da empresa junto ao SEST SENAT é fundamental. A empresa onde o candidato trabalha deve ter como atividade econômica principal o transporte e deve atuar no transporte coletivo urbano de passageiros. 




CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte