Chris standing up holding his daughter Elva
O contêiner - equipamento aparentemente simples, mas que transformou o transporte, favoreceu a economia em escala global e ganhou, com o passar dos anos, usos cada vez mais diversos - é o protagonista de um livro lançado nessa terça-feira (19/9), na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília.

A obra, intitulada Contêiner - O Mundo ao Redor, conta a história e a evolução desse equipamento no mundo. Também aborda os benefícios que gerou, a regulação e as novas funcionalidades que ganhou na atualidade.

Idealizador do projeto, o presidente da CBC (Câmara Brasileira de Contêiner), Silvio Vasco Campos Jorge, conta que, no Brasil, os contêineres começaram a ser utilizados há 50 anos, principalmente por exigência dos importadores de produtos brasileiros, para evitar furto de cargas. Nesse meio século, seu uso no transporte praticamente quintuplicou no país. 

"Ao criar essa caixa, ideia que muitos atribuem ao norte-americano Malcom McLean, foi alcançada a proeza de se levar mercadorias a partir de um ponto para outro do mundo de forma eficiente, segura, eficaz e prática”, diz o presidente da CNT, Clésio Andrade. 

Para o comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, o contêiner foi decisivo para a globalização, “porque viabilizou e massificou o transporte de mercadorias no mundo”. Segundo ele, “produzir algo no Brasil e vender na China só se tornou possível porque o contêiner fez o transporte ficar mais barato. Os produtos chegam com preços competitivos pela eficiência que o contêiner proporciona”. Conforme o comandante da Marinha, o equipamento também elevou a segurança operacional do transporte marítimo e permitiu a redução de acidentes com trabalhadores. 

O presidente da CBC destaca, ainda, que, em razão da sua versatilidade, o contêiner "migrou com grandes vantagens para outros setores da vida estranhos ao comércio marítimo, com muitas vantagens em termos de custo, funcionalidade e eficiência". Esse aspecto também é abordado no livro, que apresenta projetos e exemplos da sua aplicação nas artes, na arquitetura e na construção civil. 

livro_conteiner2-min.jpg
  Silvio Vasco Campos Jorge, presidente da CBC

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte