Chris standing up holding his daughter Elva
A Intermodal South America – maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina – completa, em 2019, 25 anos. O evento, reconhecido por antecipar as principais tendências para todos os elos da cadeia logística e estimular novos negócios, é visto como um termômetro do mercado. 
 
Neste ano, a Intermodal reúne mais de 400 expositores, de 22 países distintos. Grandes empresas aproveitam a oportunidade para lançar novos produtos e serviços. Veja algumas das novidades:
 

De olho no contêiner

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Gerenciamento Remoto de Contêiner é a novidade do Grupo Maersk na Intermodal 2019. A tecnologia, apelidada com a sigla RCM, permite aos clientes monitorar, em tempo real, as condições da carga, com informações do interior do contêiner desde o momento do? embarque até a entrega no destino final. A partir do terceiro trimestre deste ano, os 370 mil contêineres refrigerados da frota contarão com a tecnologia, considerada uma das mais abrangentes do mundo. 


Segundo a empresa, o RCM é ideal para transportar carga fresca, congelada ou farmacêutica. Com a tecnologia, é possível acompanhar o estado da carga e identificar a melhor maneira de agir caso ocorra algum imprevisto durante o transporte. 

Já a Brado – empresa de inteligência em logística de contêiner – lançou o aplicativo WeBrado, que otimiza o fluxo de comunicação com o cliente. Além da rastreabilidade, focada no gerenciamento de risco da carga, a ferramenta também dá informações precisas e atualizadas de todo o ciclo de pedido, desde a saída até a entrega. É possível consultar notas fiscais, booking (reserva de praça ou espaço em um navio), navio, entre outras informações que facilitam os procedimentos de embarque da carga. O usuário também poderá fazer o download de relatórios, exportar e compartilhar arquivos. 
 

Marcopolo sobre trilhos

 
A Marcopolo, empresa com negócios focados na fabricação de carrocerias de ônibus, começa a apostar em um novo mercado: o de transporte sobre trilhos. Durante a NT Expo, que ocorre juntamente com a Intermodal, nasceu a Marcopolo Rail. 
 
A experiência nesse segmento iniciou em 2015, a partir de uma parceria com a Aeromóvel Brasil, materializada no desenvolvimento de soluções e tecnologias para as cabines, como inovações em sistemas de aberturas, climatização, layout, assentos, materiais e design relacionado ao setor. 
 
O foco inicial da Marcopolo Rail inclui o fornecimento de soluções para modais ferroviários de até 25 mil passageiros/hora/sentido, que operem com velocidade máxima de 70 km/hora e possam atender tanto ao segmento urbano como ao intermunicipal.
 

Transformação digital na contratação de autônomos


A Tora Transportes anunciou uma parceria com o TruckPad, aplicativo para contratação de fretes junto a caminhoneiros autônomos. A medida é uma da série de investimentos que a empresa deverá fazer neste ano – que somará o valor de R$ 25 milhões – para criar o serviço Tora Digital. 

Conforme Janaina Araújo, diretora-presidente da Tora, a empresa movimenta cerca de 500 mil toneladas de cargas mensalmente por meio da atividade de autônomos, o que equivale a cerca de três mil embarques por mês. Com os números, ela figura entre as que mais realizam contratações desses profissionais para os fretes. Agora, todos os motoristas autônomos passarão a ser contratados por meio do aplicativo. 

A estratégia, segundo ela, visa ao ganho de escala, ao aumento da eficiência e à redução de custos da empresa. “Hoje, as contratações envolvem planilhas, processos, pessoas. Estamos mudando a forma de fazer essas contratações. Buscamos ganhar escalabilidade. Se hoje captamos três mil caminhoneiros autônomos por mês, queremos ampliar esse número cada vez mais. Isso eleva a produtividade para a empresa e para o caminhoneiro”, diz.  

Também durante a Intermodal, a Endered Brasil lançou uma plataforma digital denominada Freto, também desenvolvida para conectar transportadores autônomos ou frotistas com os embarcadores. No painel do aplicativo, transportadores podem consultar cargas disponíveis, volume e valor do transporte. Já os embarcadores acessam a lista de caminhoneiros interessados no seu frete. A conexão da disponibilidade da carga com o aceite do trabalho é feita por meio do smartphone e, segundo a empresa, pode levar somente um minuto. 

Digitalização de processos logísticos


A DHL apresentou na Intermodal dois novos avanços na área de digitalização de processos logísticos. O primeiro é o website DHLi, que permite coletar informações de embarques aéreos e marítimos em tempo real e solicitar a reserva de espaço de carga.  

A plataforma permite, também, armazenar documentos e informações, o que facilita a contratação de novos trechos e a integração com outros modais até o destino final da carga. Outras funções são a geração de alertas e de relatórios automáticos, além da integração com sistemas de TI do cliente. 

O segundo avanço é uma expansão da ferramenta Online Freight Quotation, que permite a cotação ágil de embarques, para simplificar a tomada de decisão, e a reserva do serviço.  
 

Novo serviço para transporte aéreo de cargas

 
De olho no mercado de transporte aéreo de cargas, a BH Airport, que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, apresentou o que classifica como um novo conceito em soluções logísticas integradas. Uma das principais novidades é que o aeroporto será o primeiro do Brasil a adotar o regime de entreposto aduaneiro, que permite o armazenamento de mercadorias e produtos importados em local alfandegado credenciado pela Receita Federal. 

Durante o tempo de permanência no terminal, os produtos têm suspensão dos tributos e podem ser nacionalizados de forma fracionada, à medida da necessidade do cliente. O modelo permite ganhos com a gestão dos estoques, fluxo de caixa e o armazenamento.
 
Entre os objetivos da concessionária, está ampliar a participação da logística de cargas nos negócios da concessionária BH Airport. O potencial é estimado em US$ 1 bilhão em exportações e US$ 2 bilhões em importações. Em 2018, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte registrou crescimento de 10% no volume de cargas internacionais transportadas, em relação ao ano anterior, o que equivale a 11 mil toneladas de produtos.




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